Autoridades japonesas estão alertando sobre um crescente número de golpes de investimento visando usuários do app de mensagens Line e de outras mídias sociais.
O Centro de Defesa do Consumidor do Governo Metropolitano de Tóquio disse que o número de queixas sobre golpes de investimento aumentou desde 2011. Houve 314 casos no último ano fiscal, o triplo de 5 anos atrás.
Em um caso, usuários do app foram adicionados a um grupo de chat que afirmava compartilhar aconselhamentos sobre investimentos. Os usuários eram então convidados a entrar em contato com um “instrutor” para mais informações detalhadas.
O então chamado instrutor os convencia a investir em patrimônios de criptomoedas e em negociações de câmbio. Assim que fundos eram enviados a uma conta bancária designada, não era mais possível entrar em contato com o instrutor e as pessoas perdiam dinheiro.
As autoridades pedem aos consumidores que alterem as configurações do app e não aceitem convites para negócios lucrativos de estranhos e também encorajam as pessoas a se consultar com centros de defesa do consumidor todas as vezes que se sentirem preocupadas ou tiverem suspeita de algo.
Fonte: NHK