Autoridades estão pedindo às pessoas que visitam o Oze National Park, que se estende pelas províncias de Gunma, Fukushima, Niigata e Tochigi, que tenham cuidado após mais de 30 avistamentos de ursos e um ataque no fim de maio.
Essa é a primeira vez desde 2004 que um urso feriu um visitante na zona úmida de alta altitude. A área fica repleta de visitantes nessa época do ano, e um urso adulto e seu filhote foram avistados em maio. A Fundação de Preservação de Oze sediada em Gunma está publicando informações sobre avistamentos em seu site (em japonês).
De acordo com a fundação, um urso-negro saiu da mata sob uma passarela de madeira se aproximando da ponte suspensa Yoppi por volta das 12h20 de 27 de maio, bem perto de onde um homem na faixa dos 50 anos estava caminhando com sua esposa.
O homem recuou para usar seu apito e caiu de uma altura de 1,2 m da passarela para a zona úmida. Ele foi confrontado pelo urso, que o feriu no braço esquerdo e em outras partes de seu corpo enquanto estava tentando escapar, resultando em cortes. O homem conseguiu voltar para o Centro de Visitantes de Oze Yamanohana e recebeu tratamento médico.
Desde a abertura do centro para a temporada em 16 de maio, houve 32 relatos sobre ursos-negros em Oze, principalmente na área de Yamanohana, desde 5 de junho.
A fundação está pedindo às pessoas que tenham cuidado para evitar encontros com ursos, incluindo circular em grupos e fazer barulho para deixar os animais saberem que humanos estão ali, e reportar avistamentos ao centro ou acomodações na montanha.
Fonte: Mainichi