Em breve, o Canadá imprimirá advertências de saúde em cada cigarro em ação inédita no mundo, anunciou a agência de saúde do país.
Cada cigarro terá uma advertência com frases como: “Cigarros causam câncer” e “Veneno a cada tragada”.
A regulamentação entrar em vigor a partir de 1º de agosto, disse a Health Canada.
Isso faz parte de um esforço para reduzir o uso de tabaco no Canadá para menos de 5% até o ano 2035.
A agência de saúde antecipa que até abril de 2025, estabelecimentos comerciais no Canadá disponibilizarão apenas produtos de tabaco que apresentam advertências de saúde diretamente nos cigarros.
A ação segue um período de consulta pública de 75 dias que foi iniciado no ano passado.
Em uma declaração, a ministra de Saúde Mental e Vícios do Canadá, Carolyn Bennett, disse que o uso de tabaco mata cerca de 48 mil canadenses por ano.
O cigarro é amplamente considerado um fator de risco para câncer do pulmão, doença cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O Canadá exige a impressão de advertências em maços de cigarros desde 1989, embora estivesse atrás do Reino Unido, que fez isso pela primeira vez em 1971.
Os EUA foram a primeira nação no mundo a exigir advertências de saúde em maços de cigarro, aprovando sua Lei Federal de Rotulagem de Cigarro e Propaganda em 1965.
Desde que os EUA introduziram as advertências, o fumo diminuiu de forma significativa. Alguns estudos, entretanto, descobriram que os rótulos não são um impedimento para pessoas que têm alta dependência de nicotina.
Fonte: BBC