Esta quinta-feira (8) marca um mês desde o rebaixamento da covid-19 para a mesma categoria da influenza sazonal. O Ministério da Saúde diz que o número de infecções por coronavírus no país vem aumentando gradualmente desde abril.
Seguindo a reclassificação em 8 de maio, o ministério coleta relatos de casos em uma base semanal, ao invés de diariamente, de cerca de 5 mil instituições médicas designadas em todo o país.
Para a semana que terminou em 14 de maio, cada instituição identificou 2.63 casos de coronavírus em média durante a semana. O número foi de 3.55 para a semana que terminou em 21 de maio e 3.63 para a semana que terminou em 28 de maio.
No pico da oitava onda de infecções em dezembro passado, a média semanal por instituição foi de 29.80 e diminui gradualmente depois disso. Entretanto, desde abril, o número aumentou por 8 semanas consecutivas.
O ministério também verifica o número de pacientes da covid-19 recém-hospitalizados por semana.
O número foi de mais de 20 mil durante a oitava onda em dezembro passado, mas tem estado na faixa dos 2 mil e 3 mil desde a reclassificação.
O Ministério da Saúde diz que o número de casos está relativamente baixo no momento. Entretanto, o ministério está pedindo ao público que esteja preparado para uma possível onda de infecções no verão e tomar medidas necessárias.
Fonte: NHK