Dois mísseis da Coreia do Norte caem no Mar do Japão, próximo a Ishikawa

A Coreia do Norte disparou 2 mísseis de curto alcance na noite de quinta-feira, os quais caíram em águas japonesas, na costa de Ishikawa.

Foto meramente ilustrativa de míssil norte-coreano mostrado em desfile (Wikimedia)

A Coreia do Norte realizou lançamentos de 2 mísseis balísticos de curto alcance na noite de quinta-feira (15) em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), confirmaram as autoridades sul-coreanas e também as japonesas.

Publicidade

Segundo o Ministério da Defesa do Japão (MOD), os lançamentos ocorreram às 19h24 e 19h36, sendo que o tempo de voo de cada um foi na casa dos 11 minutos.

De acordo com Hirokazu Matsuno, secretário chefe de gabinete, caíram a 250 quilômetros da Ilha Hegura (Hegurajima), da província de Ishikawa, no Mar do Japão, dentro da área da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Destacou que eram mísseis e não o foguete com satélite de espionagem militar que a Coreia do Norte lançou em 31 de maio e havia prometido fazer o relançamento.

Depois de 18 de fevereiro, foi a primeira vez que os mísseis caíram na ZEE

“A Coreia do Norte sempre demonstrou uma postura de fortalecimento de suas capacidades nucleares e de mísseis e continuará a lançá-los”, disse Matsuno. Informou que está trabalhando em estreita cooperação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.  

Mísseis em resposta ao exercício militar conjunto

O Ministério da Defesa da Coreia do Norte acusou os aliados de aumentar as tensões, dizendo que os exercícios justificam sua resposta inevitável.

Os aliados encerraram a quinta e última rodada do exercício militar entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, no Campo de Treinamento de Fogo de Seungjin em Pocheon, a apenas 25 quilômetros ao sul da fronteira intercoreana, na quinta-feira para marcar o 70.º aniversário da aliança bilateral.

Mais de 610 militares foram mobilizados para os exercícios, usando caças F-35A e obuseiros autopropulsados K9 do lado sul-coreano, e caças F-16 e drones Grey Eagle do lado americano.

Fontes: Yonhap News, NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cidade em Nagano abre seção de atendimento aos estrangeiros

Publicado em 15 de junho de 2023, em Sociedade

A fim de promover a coexistência multicultural, a prefeitura de Azumino vai inaugurar uma seção de atendimento aos estrangeiros.

Colaboradores da prefeitura de Azumino mostram os cartazes da nova seção de atendimento aos estrangeiros (Shimin Times)

Na quarta-feira (14), a Prefeitura de Azumino (Nagano), em Toyoshina, informou abrirá uma seção de atendimento para consultas em diversos idiomas para os residentes estrangeiros, no piso térreo, a partir de 3 de julho.

Publicidade

Com a utilização de tablets, o serviço privado disponibilizará tradução simultânea em 20 idiomas, incluindo inglês, chinês, português, indonésio e vietnamita. O serviço é resultado de 5 anos de empenho para a criação de uma sociedade de coexistência que respeite a diversidade, que auxilie nos vários procedimentos e na resolução de problemas do cotidiano.

Neste ano fiscal foram nomeados dois colaboradores fluentes em inglês e em outros idiomas para os atendimentos. Há muitos residentes chineses, vietnamitas e brasileiros, com tendência de aumento de indonésios, filipinos e tailandeses. Um dos novos contratados fala também alemão e holandês, portanto, nos seus dias de trabalho, será possível fazer o atendimento em 22 idiomas.  

Segundo o porta-voz da Divisão de Direitos Humanos e Coexistência de Azumino, os estrangeiros residentes terão um leque de atendimentos e instruções de procedimentos, incluindo a criação dos filhos, educação, questões tributárias, saúde e outros.

Os horários da seção de atendimento aos residentes estrangeiros é das 9h às 12h e das 13h às 17h nos dias úteis, incluindo por telefone.   

Além da organização para a nova seção de atendimento, a prefeitura também está elaborando um guia para o cotidiano na versão japonês fácil (やさしいにほんご).

“O número de cidadãos estrangeiros está aumentando à medida que se reduz a dispersão do novo coronavírus. Com base nas necessidades, queremos nos comprometer com as múltiplas nacionalidades”, afirmou o porta-voz da Divisão de Direitos Humanos e Coexistência de Azumino.

Fonte: Shimin Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão