A inteligência artificial (IA) está fazendo grande incursão em muitos aspectos de nossas vidas diárias.
Agora, empresas japonesas estão a introduzindo em salas de aula para tornar o aprendizado mais envolvente para os estudantes.
Um sistema auxiliado por IA lançado pela Konica Minolta, no mês passado, analisou as respostas de estudantes usando imagens tiradas durante as aulas.
Ele compila dados dos níveis de concentração de estudantes baseado na direção de seus olhares e na maneira que eles levantam as mãos.
A Konica Minolta acredita que o modo de comunicação e ensino do professores se tornará mais adequado para as crianças ao usar seu sistema.
A Techno Horizon, uma empresa de tecnologia da informação (TI) sediada em Nagoia (Aichi), desenvolveu uma tecnologia alimentada por IA que analisa o estado emocional dos estudantes.
Ela está conectada à câmera embutida nos tablets que os estudantes usam. Ela pode dizer se eles estão animados, entediados ou sob estresse a partir de ondas de pulso em suas testas e movimentos da cabeça.
A Techo Horizon diz que ao analisar anos de dados por vários meses, o sistema pode detectar mudanças repentinas em certos estudantes e sinais de bullying.
A empresa visa tornar a tecnologia disponível para uso em sala de aula antes do fim do atual ano fiscal.
Ambas as tecnologias seriam usadas com o consentimento tanto dos estudantes como de seus pais.
Fonte: NHK