Muitos visitantes em eventos de artes e entretenimento no Japão não estão meramente assistindo a distância, também estão se tornando parte do show.
Locais vêm introduzindo tecnologias digitais que permitem experiências envolventes para qualquer um que queira participar.
Uma exibição de arte em Fukuoka, no oeste do Japão, permite que os visitantes mergulhem no mundo das obras.
Mapeamento de projeção é usado para exibir imagens de “Lírios de Água” de Claude Monet no chão e nas paredes. Música e iluminação reforçam o efeito.
Um parque na província de Saitama está convidando visitantes para se tornar parte de um drama misterioso.
O cenário é um restaurante criado para se parecer com um vagão.
Cenas fora das janelas mudam enquanto a história se desenvolve. A iluminação é alterada para acrescentar suspense. Atores motivam os visitantes a terem um papel, às vezes como um dos suspeitos.
“Você pode mergulhar neste mundo. Acredito que é um conceito que todos podem desfrutar e esperamos atrair mais visitantes”, disse Ari Takahashi do Seibuen Amusement Park.
O professor Kenji Kitakani da KIT Toranomon Graduate School diz que artistas japoneses criativos precisam desenvolver novas formas de entretenimento envolventes ao explorar tecnologia digital.
Ele diz que eles também precisam olhar para o exterior e avaliar demanda para prosperar, visto que o Japão enfrenta um encolhimento populacional.
Japan’s immersive events let visitors be part of the show | NHK WORLD-JAPAN News https://t.co/akU89PaG5P
— 英語ニュース聞き取りたい!! (@mackey857) June 19, 2023
Fonte: NHK