Governo aprova projeto de lei para estabilizar versão japonesa do CDC

A medida é destinada para se preparar no caso de propagação de doenças infecciosas, baseado em lições aprendidas com a pandemia de coronavírus.

O CDC é a agência pública de saúde dos EUA (banco de imagens)

A Dieta do Japão aprovou um projeto de lei para estabilizar uma versão japonesa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Publicidade

A medida é destinada para se preparar no caso de propagação de doenças infecciosas, baseado em lições aprendidas com a pandemia de coronavírus.

A Câmara Alta aprovou o projeto de lei na quarta-feira (31) por maioria de votos com suporte do Partido Liberal Democrático, seu parceiro de coalizão Komeito e outros.

A nova organização seria estabilizada ao integrar o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que conduz pesquisa básica, e o Centro Nacional para Saúde Global e Medicina, que oferece cuidado clínico.

O Ministério da Saúde diz que a nova organização trataria pacientes e analisaria vírus simultaneamente, além de compartilhar com o governo suas opiniões sobre questões como vacinações e períodos de isolamento para pacientes afetados durante o estágio inicial de propagação de doenças infecciosas.

Alguns partidos da oposição, incluindo o Partido Democrático Constitucional, criticaram o projeto de lei, dizendo que eficácia suficiente não seria alcançada ao apenas consolidar as duas instituições existentes.

O governo visa estabilizar a nova organização no ano fiscal de 2025.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Milhares de passageiros no chão por causa do tufão sobre Okinawa

Publicado em 1 de junho de 2023, em Sociedade

As companhias aéreas começaram a cancelar os voos por causa do tufão, na quarta e podem continuar até sexta-feira.

Painel do aeroporto de Naha mostra os voos cancelados (RBC)

O grande e forte tufão número 2, o Mawar, com pressão atmosférica central de 970hPa, continua com o movimento lento, na manhã de quinta-feira (1.º). 

Publicidade

Estão sob sua área de tempestade Taiwan e as ilhas da província de Okinawa. Na quarta-feira (31) todos os voos de partida e chegada em Miyako e Ishigaki foram cancelados. 

Na quinta-feira, foram incluídos nesse cancelamento os dos aeroportos de Naha e de Amami (Kagoshima), afetando pelo menos 26.270 passageiros.  

Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o tufão Mawar causa ventos fortes, de mais de 25 metros por segundo, o equivalente a 90 quilômetros por hora, podendo chegar a 45m/s (162km/h).

Passageiros com voos cancelados na quinta-feira

  • ANA: 112 voos cancelados, com cerca de 8 mil passageiros afetados, nos 3 aeroportos, de Naha, Miyako e Ishigaki, fora os 1.550 de quarta-feira
  • JAL: 6.410 passageiros de 74 voos na quinta, mas na sexta-feira poderão ser mais 3.930
  • Skymark: 3,3 mil passageiros de 42 voos, fora os 950 do dia anterior
  • Solaseed Air: 1.450 passageiros de 26 voos, fora os 240 do dia anterior
  • Peach: 5.689 passageiros de 46 voos, fora os 808 de quarta-feira  
  • Jetstar: 1.424 passageiros de 14 voos

Outras companhias aéreas também estão pedindo às pessoas que verifiquem seus sites para obter as informações mais recentes.

Fontes: Aviation Wire e RBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão