De acordo com projetos de proposta compilados por um painel nesta terça-feira (6), o governo visa introduzir novos cartões de identificação pessoal My Number em 2026, com mudança nas informações escritas.
O governo vai considerar emitir os novos cartões com segurança melhorada, visto que os atuais My Number cards, introduzidos em 2016, começarão a expirar em 2026. Os cartões são válidos por 10 anos.
As revisões de projeto a questões prioritárias para realizar uma sociedade digital foram elaboradas em uma reunião do Conselho de Promoção de Sociedade Digital, liderado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida. As revisões devem ser aprovadas em uma reunião do Gabinete na sexta-feira (9).
De acordo com as propostas, o governo vai considerar a remoção de informação de gênero dos cartões como solicitado pelas pessoas LGBTs e outras minorias sexuais.
A Agência Digital assumirá o comando em discutir questões, tal como revisar o design do cartão e como realizar sua emissão rápida, em um grupo de trabalho que será estabilizado no governo.
O governo deve apresentar um projeto de lei para renovar os cartões na sessão ordinária da Dieta no ano que vem.
Os projetos de proposta pediram que o governo considere tornar o processo de renovação do My Number totalmente online e fortaleça a capacidade de lidar com problemas relacionados ao cartão.
Também incluída estava a ideia de tornar os My Number cards, em princípio, o único método de verificação de identificação em ocasiões como abertura de conta bancária e para contratos online de telefonia móvel.
A proposta disse que o governo construirá uma base de dados que serviria como fundação para utilizar tecnologias de inteligência artificial.
Fonte: Yomiuri