Escola é fechada por causa do cluster de infecção pelo coronavírus

Constatou-se que 20% dos alunos testaram positivo para a covid, por isso, a escola está fechada temporariamente.

Escola teve que fechar temporariamente por causa do cluster de infecção pelo coronavírus (JNN)

A escola colegial ligada à Fukuoka University Ohori decidiu fechar as portas para todos os alunos, entre terça (6) e sexta-feira (9) por causa de um cluster de infecção pelo coronavírus.

Publicidade

Segundo as informações para a imprensa, cerca de 20% dos 2.340 alunos da escola testaram positivo para a covid ou são suspeitos da infecção.   

O motivo parece ter sido um festival esportivo realizado no sábado (3), nessa escola situada na cidade de Fukuoka (província homônima), no qual todos participaram.

Na segunda-feira (5), a escola esteve fechada por causa da realização do festival, para todos descansarem, mas acabou sendo informada dos resultados positivos, por isso, emendou o “feriado”.

Covid continua merecendo cuidados

Não se pode descuidar com a infecção pelo coronavírus, mesmo tendo sido rebaixada na categoria que inclui a gripe sazonal. 

Em Okinawa, foram descobertas 3 mutações consideradas merecedoras de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como as subvariantes do coronavírus XBB.1.16, XBB.1.9.2 e XBB.2.3, na sexta-feira (2).

Não se sabe a origem dessas subvariantes, mas em maio a província recebeu visitantes de todo o país e do exterior e elas foram confirmadas através de amostragens analisadas entre 1.º e 24 desse mês.

Fontes: JNN e Ryukyu Shimpo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Visto para yonsei: revisão do atual sistema

Publicado em 6 de junho de 2023, em Política

O governo do Japão pretende revisar o atual sistema de visto para yonsei ainda este ano. Veja as propostas de mudança.

Imagem meramente ilustrativa de visto para entrada no Japão (Flickr)

Na terça-feira (6), soube-se que a Agência de Serviços de Imigração do Japão (SA)  decidiu revisar as diretrizes para o atual sistema de visto para os nikkeis de quarta geração (yonseis), residentes no exterior, para que possam permanecer no país.

Publicidade

Tem como objetivo criar um ambiente que facilite aos yonseis a entrada para permanência por longo período e incentivá-los a se estabelecerem.

Esse regime de status de residência para yonseis foi introduzido em 2018, baseado no working holiday, o que pode ser traduzido livremente como visto de trabalho durante as férias, para os jovens que querem visitar o país, desfrutar dele e ganhar um salário trabalhando para se bancar.

O alvo desse visto são os descendentes dos imigrantes japoneses que se fixaram no Brasil, Peru e outros países. A faixa de idade atual é limitada entre 18 e 30 anos e é concedido o status de residência deatividades específicas” (特定活動, lê-se tokutei katsudo), o que permite trabalhar durante a estadia de no máximo 5 anos. Além de outros requisitos, há uma necessidade de uma pessoa que dê suporte, chamada de 受け入れサポーター, lê-se ukeire supporter, algo como host family.

O que vai mudar no visto para yonsei

No novo sistema proposto, caso sejam atendidos alguns requisitos, como o conhecimento do idioma equivalente ao nível 2  do Teste de Proficiência da Língua Japonesa (JLPT), o que atesta ter um nível de conhecimento superior ao do básico do cotidiano, a pessoa será elegível para o visto de residente de longa duração (定住者, lê-se teijusha), após completar 5 anos de permanência no país. Por isso, a SA está fazendo ajustes para notificar o 特定活動 até o final do ano.

Os estrangeiros nikkeis com o visto de residentes de longo termo (定住者) podem renovar o status indefinidamente, diferente do 特定活動 que não permite vir acompanhado do cônjuge e filhos, mas mudando a política, isso poderá acontecer.

A faixa etária alvo dos yonseis para entrada no Japão também será ampliada, para até 35 anos, desde que tenham proficiência no idioma japonês equivalente ao nível 3. 

Além disso, até o momento, a pessoa do suporte (受け入れサポーター) poderia receber 2 yonseis, mas com a mudança esse número será aumentado para 3.   

A SA está se preparando para a revisão ainda este ano.

Só 128 conseguiram o visto de yonsei em quase 5 anos

Segundo a SA, até o final de 2021, havia 243.625 descendentes de japoneses do Brasil e do Peru residindo no Japão. 

O governo esperava aceitar 4 mil yonseis por ano, mas no final de 2022, apenas 128 conseguiram esse visto. Por isso, as comunidades nikkeis vinham pedindo flexibilização ou revisão das diretrizes para esse visto específico. 

Fontes: Yomiuri e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!