A rede de lojas de conveniência Lawson está testando um sistema em que avatares controlados remotamente usam língua de sinais para ajudar clientes que são deficientes auditivos.
O teste de verificação na loja da Lawson no distrito de Shinagawa em Tóquio começou em 2 de junho para ver se as expressões do avatar podem ser compreendidas pelos clientes em questão.
Funcionários no escritório principal da companhia ou em suas casas atuam como “Operadores de Avatares da Lawson” (Lawson Avatar Operators – LAOs).
Sentados em frente a um computador, os LAOs podem ver a loja através de uma câmera e operar um avatar em uma tela para responder a perguntas de clientes.
A Lawson já usa LAOs que falam inglês para atender clientes estrangeiros. A rede espera agora que os avatares se comuniquem com os clientes em língua de sinais em um serviço raro.
A companhia planeja introduzir avatares que usam língua de sinais em 10 lojas até o fim de março de 2024 antes de expandir o serviço a nível nacional.
A Lawson também tem a intenção de aumentar o número de LAOs para mil até o fim de março de 2026 dos atuais 30.
Como os LAOs podem trabalhar home office, a Lawson disse que os empregos estarão disponíveis para pessoas que têm responsabilidades como cuidadores em casa, que criam filhos ou têm deficiência.
Fonte: Asahi