A gigante dos eletrônicos Panasonic expandirá produção de baterias para veículos elétricos (VEs) em uma fábrica em Nevada, nos EUA, operada juntamente com a Tesla, sua maior cliente.
A companhia acelerou planos de aumentar a capacidade de produção de baterias, respondendo à pressão da fabricante americana de VEs.
Recentemente, a Tesla disse à Panasonic que “compraria quantas baterias a fabricante japonesa pudesse produzir”, de acordo com um executivo na fabricante japonesa, indicando a dificuldade da Tesla em adquirir baterias na indústria de VEs cada vez mais competitiva.
A Panasonic Energy, uma afiliada da Panasonic Holdings, instalará uma 15ª linha de produção na Gigafactory Nevada, disseram ao site Asia Nikkei pessoas com conhecimento do assunto. A nova linha deve iniciar operações em 1 ou 2 anos.
Estima-se que a capacidade de produção anual na instalação aumente em 10%, dos atuais 38 gigawatt-horas para 39GWh, suficiente para 500 mil a 700 mil Model 3 da Tesla.
O apetite da Tesla por mais baterias é parcialmente resultado do novo crédito fiscal dos EUA que encoraja a produção de VEs e de baterias no país.
Fonte: Asia Nikkei