Bandeiras da Otan e Japão (ilustrativa/banco de imagens)
A França manifestou relutância sobre a proposta da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de abrir um escritório no Japão, dizendo que o tratado da aliança militar limita a área que ela cobre.
Publicidade
Fontes diplomáticas francesas disseram à rede NHK na terça-feira (7) que a Otan é uma organização que atende a região do Atlântico Norte.
Isso ocorre em resposta a comentários feitos em 10 de maio pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Ele disse em uma entrevista junto à rede CNN que a organização estava negociando com o governo japonês para abrir um escritório em Tóquio.
Stoltenberg disse que a Otan precisa intensificar sua relação com parceiros na região Indo-Pacífico.
O jornal britânico Financial Times divulgou na segunda-feira (5) que o presidente francês Emmanuel Macron é contra a ação da Otan de abrir um escritório no Japão.
Fontes francesas disseram que se a Otan precisar monitorar a situação na região Indo-Pacífico, as embaixadas de seus países membros deveria assumir tal papel.
Observadores dizem que a França pode estar relutante porque ela quer evitar irritar a China. Macron visitou o país asiático em abril buscando aumentar relações econômicas entre os dois países.
Fonte: NHK