Na quarta-feira (7), um dos alunos viu um urso no estacionamento da Escola Primária e Ginasial de Onogawa, em Azumi, na cidade de Matsumoto (Nagano), durante a merenda.
Segundo a polícia, o estudante do primeiro ano ginasial, o viu por volta das 13h. Com o aviso dele, a escola anunciou pelo alto-falante para que ninguém saísse para o pátio. Logo o urso se foi e, pelo tamanho, parecia ser um filhote.
A polícia saiu à procura do animal silvestre mas não o encontrou. A direção da escola enviou mensagem de texto aos pais e providenciou ônibus escolares para os alunos voltarem para casa. Além disso, a prefeitura avisou os moradores das imediações pelo alto-falante.
Essa não foi a primeira vez, pois há relato de ter sido visto em 20 de maio, nas imediações.
Embora a polícia tenha reforçado o patrulhamento, as autoridades avisaram a população local para tomar medidas preventivas como não deixar nada do lado de fora da casa que possa servir de alimento para os ursos e manter o quintal livre do mato e das ervas daninhas.
À medida que diminui o que serve de alimento para os ursos nas florestas, anualmente em junho começam a aparecer nas zonas urbanas.
Fontes: NBS e NHK