Durante o programa de 5 dias até a sexta-feira (14), os 10 policiais ucranianos serão treinados em procedimentos de autópsia em massa, coleta de exemplares e análise de DNA.
Dez policiais da Ucrânia estão no Japão para o programa de treinamento de identificação de mortos na guerra (YouTube/FNN)
Altos funcionários da policiais da Ucrânia começaram um programa de treinamento na segunda-feira (10) em Tóquio sobre maneiras para identificar mortos na guerra, com a esperança de aprender com as experiências do Japão em realizar autópsias em massa após o desastre do terremoto e tsunami de 2011.
Publicidade
Durante o programa de 5 dias até a sexta-feira (14), os 10 policiais ucranianos serão treinados em procedimentos de autópsia em massa, coleta de exemplares e análise de DNA, de acordo com a Agência Nacional de Polícia (ANP).
De acordo com a Ucrânia, dezenas de milhares de corpos continuam sem identificação desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
A polícia ucraniana também aprenderá sobre a abordagem do Japão a cuidados mentais e de saúde para familiares que perderam seus entes queridos e policiais envolvidos na identificação de corpos, disse a ANP.
A polícia japonesa havia concluído até o fim de fevereiro deste ano 15.830 autópsias em corpos das províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima e identificou 99,7% das vítimas do terremoto de magnitude 9 e tsunami que atingiram o leste do Japão em março de 2011.
O programa de treinamento ocorre após Kiev ter entrado em contato com a embaixada japonesa na Ucrânia através do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas no início de maio pedindo que profissionais japoneses compartilhassem suas experiências em identificar grandes quantidades de corpos.
https://www.youtube.com/watch?v=sI9CR7FI1_E&t=28s
Fonte: Japan Today