O calor intenso de verão deve continuar no arquipélago até outubro, quando as temperaturas a nível nacional serão mais altas do que o anteriormente antecipado, disse a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) em uma previsão de 3 meses divulgada em 25 de julho.
Meteorologistas estão alertando sobre altas temperaturas em uma ampla área e pedem por vigilância contra insolação.
A previsão representa um ajuste da previsão do mês passado. Dentre as revisões, o norte do Japão foi alertado sobre altas temperaturas em agosto, assim como a província de Okinawa e a região de Amami (Kagoshima).
O oeste do Japão deve se preparar para altas temperaturas em setembro e, novamente, Okinawa e Amami também devem enfrentar temperaturas mais altas do que o anteriormente previsto.
E em outubro, meteorologistas preveem que todas as regiões vivenciarão temperaturas mais altas do que a média anual.
O El Niño é citado como a causa para as altas temperaturas. No passado, o fenômeno tendeu a causar verões mais frescos no Japão.
Mas neste ano, o fenômeno deixará as temperaturas no lado sul do Japão mais altas combinadas com o aquecimento global e o Dipolo do Oceano Índico, que aumenta a formação de nuvens cumulonimbus perto das Filipinas, disse a AMJ.
Fonte: Asahi