A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) e o governo emitiram alerta de insolação para 32 das 47 províncias na segunda-feira (17), feriado.
Todas as províncias de Kanto-Koshin, parte de Tokai, Kinki, Chugoku e Kyushu estão com alerta por causa do calor que chega a ser perigoso para o corpo.
E não se pode subestimar as temperaturas elevadas, pois no domingo (16), foram socorridas 89 pessoas de zero a 90 anos em Tóquio, com insolação. Entre elas, um homem na faixa dos 50, que estava praticando exercício físico ao ar livre, foi socorrido já com parada cardiorrespiratória.
Em 157 pontos de observação da temperatura foram constatados calor incomum no domingo. Em Kiryu (Gunma), a temperatura mais alta no Japão deste ano foi de 39,7 graus Celsius. Hatoyama e Tokorozawa (Saitama) também passou de 39ºC.
Não será diferente no feriado, em Gunma, Saitama, Aichi, Mie, Shimane e outras, já com mais de 35ºC antes do meio-dia. A previsão é de 38ºC nas cidades de Nagoia, Gifu, Maebashi, Saitama e Kumagaya.
Portanto, o governo e a AMJ recomendam redobrar os cuidados contra a insolação e evitar exercícios físicos ao ar livre. Ao perceber que tem alguém nas proximidades, com mal-estar, perguntar se precisa de ajuda.
Fontes: AMJ, FNN, JNN e NHK