A proibição de exportações de carros usados faz parte de sanções adicionais do Japão pela invasão de Moscou à Ucrânia (ilustrativa/banco de imagens)
O governo japonês está determinado a proibir exportações de carros usados para a Rússia como parte de sanções adicionais pela invasão de Moscou à Ucrânia, de acordo com fontes.
Publicidade
Carros japoneses são de grande valor na Rússia devido a sua construção sólida e poder de preço.
O planejado bloqueio de Tóquio é aparentemente destinado a manter o passo com os EUA e a União Europeia para reforçar a eficácia de sanções econômicas.
O governo planeja aprovar uma emenda na Ordem de Controle de Exportação Comercial, que é baseada na Lei de Comércio Estrangeiro e Intercâmbio, até o fim de julho. As restrições mais rígidas provavelmente entrarão em vigor no início de agosto, disseram as fontes.
O Japão proíbe exportações de carros de luxo para a Rússia com valor de mais de ¥6 milhões desde abril do ano passado. A proibição expandida incluirá todos os híbridos, híbridos plug-in e modelos elétricos, assim como certos veículos movidos a gasolina e diesel.
O endurecimento das restrições, que limitarão os envios a certos tipos de veículos de porte pequeno, provavelmente farão com que valores de exportação encolham em mais de 50%, para cerca de ¥100 bilhões.
De acordo com fontes do governo japonês, houve preocupações de que Moscou vinha usando veículos usados japoneses para propósitos militares.
Fonte: Yomiuri