A fabricante brasileira de aviões Embraer diz que uma nova fábrica será construída no interior do estado de São Paulo, em Taubaté, para produzir táxis voadores elétricos, os quais ela espera que tomem os céus a partir de 2026.
A aeronave, que será fabricada pela sua subsidiária Eve, lembrará um pequeno helicóptero com espaço suficiente para acomodar até 6 clientes.
Sua viagem prevista custará entre US$50 e US$100 por pessoa. A Eve diz que já tem pedidos para quase 3 mil táxis aéreos.
Ela espera montar um protótipo neste ano. Reguladoras nos EUA divulgaram recentemente um cronograma para que táxis aéreos estejam voando no país já em 2025.
A aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical não precisará de uma pista, mas pode viajar longas distâncias como um avião. Motores elétricos devem reduzir o barulho e a poluição comparados a aviões padrão.
Foi afirmado que a aeronave poderia ajudar a reduzir o congestionamento no trânsito em cidades aglomeradas, sem ser muito caro para os clientes. Elas também são vistas como uma alternativa para transporte de carga.
Os primeiros voos terão um piloto, mas um lançamento posterior de veículos autopilotados também está nos planos da companhia.
Os veículos serão 100% elétricos, permitindo voos livres de emissões.
Fonte: BBC