A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) diz que mais chuva pesada deve cair na região Kyushu, sudoeste do país, e em outros lugares até a manhã de quinta-feira (6) e pede que as pessoas estejam em alerta contra possíveis deslizamentos e outros desastres.
Segundo a AMJ, ar quente e úmido está fluindo em um sistema de baixa pressão causando condições instáveis sobre o oeste do arquipélago.
A frente climática deve se mover ao sul sobre o oeste no Japão, trazendo tempestade para o norte de Kyushu e a província de Yamaguchi até a noite desta quarta-feira e para o sul de Kyushu até a manhã de quinta-feira.
Precipitação excedendo 50mm por hora é possível.
Nas 24 horas até a manhã de quinta-feira, até 200mm de chuva estão previstos para o sul de Kyushu, 180mm para o norte de Kyushu e 120mm para a província de Yamaguchi.
A terra em parte de Kyushu e da província de Yamaguchi estão soltas devido às chuvas recentes e a AMJ diz que mais precipitação pode causar desastres.
Eles alertam contra potenciais deslizamentos, inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, raios, forte ventania e até tornados.
A AMJ está pedindo às pessoas que busquem abrigo em prédios reforçados se virem cumulonimbus, nuvens caracterizadas por grande desenvolvimento vertical que estão diretamente associadas a tempestades, se aproximando.
Fonte: NHK