Mais dias de calor perigoso poderão aumentar ainda mais os socorridos com insolação

O número de socorridos com insolação foi de mais de 8 mil pessoas. Tende a piorar com o calor insuportável previsto pela AMJ.

Fotos de ambulância e céu de verão (FNN)

Segundo informações da Agência de Gestão de Fogo e Desastres do Japão (FDMA), em uma semana até 16 deste mês, o número de pessoas socorridas de ambulância, com insolação, foi de 8.189. Foi mais que o dobro da semana anterior.

Publicidade

Desse total, foram 3 mortes e 2.752 pessoas internadas em estados grave e moderado de insolação. A estatística mostrou também que 40% dos casos ocorreram dentro de casa. Por isso, a FDMA adverte para o uso do ar-condicionado

Pico do calor perigoso está por vir

Segundo a definição da Agência de Meteorologia do Japão, o termo calor perigoso é usado quando a temperatura é igual ou superior a 35 graus Celsius. Como várias regiões do arquipélago amargaram esse calor insuportável por 3 dias até o feriado (17), se pode pensar que tenha sido o pico

Mas não foi. Segundo a previsão anunciada pela AMJ na tarde de quinta-feira (20), ainda está por vir.

A análise é para o período de 22 de julho a 21 de agosto e, segundo a AMJ, é provável que o país tenha um aumento de dias quentes, especialmente no início de agosto.

As temperaturas devem continuar elevadas em todo o país nas próximas duas semanas. Em particular, existe a possibilidade de que fique bem acima do normal por cerca de 5 dias a partir de 27, quinta-feira. As regiões que mais merecem atenção são Kanto-Koshin, Hokuriku e Tokai.

Por esse motivo, a AMJ está pedindo à população que preste atenção ao gerenciamento da saúde, para não ser acometido da insolação neste verão mais quente. Além disso, os agropecuaristas também devem ter cuidado com o gado e com as plantações.  

Depois das regiões Chugoku, Kinki e Tokai, há previsão de anúncio do fim da estação chuvosa em 23 para Hokuriku, em 24 para o sul de Tohoku e 28 para o norte de Tohoku. 

As áreas em roxo são as com previsão de temperaturas bem mais elevadas, de calor perigoso (WeatherMap)

Fontes: NHK, FNN e WeatherMap

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fim da estação chuvosa em Tokai e outras regiões

Publicado em 20 de julho de 2023, em Tempo

Três regiões tiveram anúncio do fim do período chuvoso. Assim, começa o verão com clima mais seco, ideal para curtir as praias, rios e piscinas.

Céu de verão (PxFuel)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou no começo da tarde de quinta-feira (20), o fim da estação chuvosa (tsuyu em japonês) para as regiões Chugoku, Kinki e Tokai. Portanto, começou o verão mais seco e quente.

Publicidade

Em relação à média anual, o período das chuvas terminou um dia mais tarde este ano. Mas, se comparado ao ano anterior, encerrou 6 dias antes na região Chugoku e 3 dias antes em Kinki e Tokai.

Em geral, o anticiclone do Pacífico quando fortalecido empurra a frente chuvosa baiyu para o norte do país, para cessar o período chuvoso. Mas, este ano a situação se inverteu. A frente sazonal baiyu desceu do Mar do Japão para o sul do país, para o fim da estação chuvosa.

Este ano, o período de forte umidade carregou na chuva pesada, a qual causou desastres, tanto no sul quanto no norte do país.

As províncias que ainda não tiveram anúncio do fim dessa temporada de chuvas, ao que parece, em breve o sol brilhará forte.

Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão