Polônia começa a enviar mais de mil soldados para a fronteira com Belarus

A presença de combatentes do Grupo Wagner em Belarus poderia levar a uma tensão aumentada na fronteira e isso preocupa a Polônia.

Belarus também faz fronteira com a Polônia e Rússia (ilustrativa/banco de imagens)

A Polônia começou a mover mais de mil soldados para o leste do país no sábado (8), disse o ministro da Defesa polonês Mariusz Blaszczak, em meio a preocupações na nação membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de que a presença de combatentes do Grupo Wagner em Belarus (Bielorrússia) poderia levar a uma tensão aumentada na fronteira.

Publicidade

A decisão do presidente russo Vladimir Putin de oferecer combatentes mercenários do Grupo Wagner de Yevgeny Prigozhin a chance de se deslocar para Belarus levou a temores entre membros da Otan no leste de que sua presença causaria grande instabilidade na região.

“Mais de mil soldados e quase 200 unidades de equipamentos da 12ª e 17ª Brigadas Mecanizadas estão começando a ser movidos para o leste do país”, escreveu Blaszczak no Twitter.

“Isso é uma demonstração de nossa prontidão em responder a tentativas de desestabilização perto da fronteira de nosso país”.

Em 2 de julho, a Polônia disse que enviaria 500 policiais para aumentar a segurança em sua fronteira com Belarus.

A Polônia tem visto um aumento no número de migrantes tentando atravessar a fronteira nas últimas semanas. De acordo com a guarda de fronteira, mais de 200 pessoas tentaram atravessar ilegalmente na sexta-feira (7), incluindo cidadãos de Marrocos, Índia e Etiopia.

A Polônia acusa Belarus de criar artificialmente uma crise de migrantes na fronteira desde 2021 ao trazer pessoas do Oriente Médio e África e tentando colocá-las na fronteira.

Um alto comandante do Wagner teria dito no sábado que mercenários do grupo estavam preparando o deslocamento para Belarus.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Corpo irreconhecível no Monte Ontake, do polonês desaparecido

Publicado em 10 de julho de 2023, em Sociedade

Um polonês estava sendo procurado desde abril pois informou que iria escalar a montanha e não voltou.

Monte Ontake (arquivo da FNN)

A Polícia da Província de Nagano informou que encontrou e recolheu um corpo irreconhecível, na sexta-feira (7), na encosta sudeste do Monte Ontake, a uma altitude de 2.350 metros.

Publicidade

A polícia estava procurando pelo polonês, 42, que desapareceu em 7 de abril deste ano. Uma pessoa do hotel avisou o 110, nesse dia, porque o hóspede teria dito que “vou escalar a montanha a partir das 4h30” e não voltou.

Segundo a informação fornecida para a polícia, o polonês chegou ao local em um grupo de 5 pessoas, mas resolveu fazer a escalada sozinho.

O corpo foi encaminhado para autópsia médico-legal e, no sábado (8), a polícia informou que o resultado confirmou que é do polonês.

Como o corpo estava em um vale íngreme e a polícia acredita que tenha caído da trilha da montanha.

Fontes: FNN, JNN e ABN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão