A agência de meteorologia prevê novamente chuva pesada nas áreas costeiras banhadas pelo Mar do Japão, no nordeste do arquipélago, incluindo a província de Akita, que foi afetada por precipitação recorde, inundações e outros desastres no último fim de semana.
Autoridades estão pedindo às pessoas na área que continuem em alerta contra possíveis deslizamentos e outros desastres e se atualizem com informações sobre o clima.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) está reportando precipitação intermitente na província de Akita e em outras áreas do nordeste do país devido a uma frente chuvosa sazonal que se estende a partir do Mar do Japão.
Segundo a AMJ, a frente deve se mover para o sul e acompanhar um sistema de baixa pressão.
Ela alerta sobre chuvas torrenciais nas áreas costeiras do nordeste do Japão até a quarta-feira (19) e na província de Niigata e região Hokuriku até o sul a partir de amanhã até a quinta-feira (20).
O índice pluviométrico deve chegar a 80mm nas áreas costeiras do Mar do Japão no nordeste do país nas 24 horas até a manhã de quarta-feira.
Nas próximas 24 horas até a manhã de quinta-feira, a previsão é de chuva de 100mm a 150mm na província de Niigata e na região Hokuriku e de 50mm a 100mm nas áreas costeiras no nordeste do arquipélago ao longo do Mar do Japão e do Pacífico.
A AMJ alerta que mesmo um volume pequeno de chuva poderia causar mais desastres em Akita e em outras partes do nordeste do Japão devido ao solo solto, margens de rios danificadas e rios cheios como resultado da chuva pesada recente.
Enquanto isso, um calor sufocante é esperado em amplas áreas do nordeste ao sudoeste do Japão também nesta terça-feira.
A temperatura deve alcançar níveis perigosos nas regiões Kanto-Koshin e Tokai em particular. A previsão é de que os termômetros cheguem aos 39ºC na província de Saitama.
Autoridades estão pedindo às pessoas que tomem medidas preventivas contra insolação ao usar o ar-condicionado de forma apropriada, manter a hidratação mesmo quando não estiver com sede e evitar saídas desnecessárias e se exercitar durante o dia.
Fonte: NHK