Termômetro mostra temperatura de 40ºC (Pixabay)
A frente sazonal, em forma de faixa, está sobre as províncias da região Tohoku, causa da chuva pesada, em nível de alerta, no sábado (15), pois em Akita já ocorreram inundações e deslizamentos.
Publicidade
Tanto em Akita quanto em Aomori há cidades com ordem de evacuação por causa dos riscos de desastres causados pela chuva intensa. Não se pode subestimar esses alertas durante a chuva pesada, pois em Kyushu, até a noite de sexta-feira (14) foram confirmadas 9 mortes, sendo 5 em Fukuoka, 3 em Saga e 1 em Oita.
Fim da estação chuvosa?
Quando o calor é mais elevado do que a temperatura corporal, passando de 35 ou 36 graus Celsius, é preciso redobrar os cuidados contra a hipertermia e a insolação.
No sábado, apesar do tempo nublado com chuvas ocasionais na maioria das províncias, as temperaturas máximas deverão ficar na casa dos 31 a 33 graus Celsius, em Kanto, Tokai e de Kansai a Kyushu. Como o índice de umidade é elevado, a sensação de tempo abafado requer hidratação do corpo.
No domingo (16) é possível que a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anuncie o fim do período chuvoso, de Kanto a Kyushu. Nessas províncias o sol deverá voltar a brilhar forte e os termômetros deverão mostrar temperaturas elevadas.
Calor perigoso: temperatura pode chegar a 40ºC em Nagoia
A previsão indica que nas cidades de Tokai e Kanto, como em Nagoia e Tóquio, a temperatura máxima sobe no domingo e piora na segunda-feira (17), feriado. Em Nagoia a máxima esperada poderá chegar a 39 ou 40 graus Celsius.
A partir de domingo, a maioria das cidades de Kanto a Kyushu deverá registrar calor perigoso para o corpo. Pode ser convidativo para ir à piscina, rio ou praia, mas é preciso tomar muito cuidado para não ser acometido pela insolação.
Para desfrutar do fim de semana prolongado de forma saudável, as recomendações são usar o ar-condicionado no carro ou em casa, fazer refeições nutritivas, ingerir bastante água e dormir bem.
Ótimo feriado!
Previsão para o fim de semana prolongado, cuidado em Tóquio e Nagoia (Yahoo!)
Fontes: NHK e Yahoo!