Quarto tufão do ano afeta fim de semana prolongado em Okinawa

Depois de um mês, se formou o 4.º tufão do ano, o qual não afeta diretamente o Japão.

Formação do tufão no sábado e possível curso em direção ao sul da China (Yahoo!)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou sobre a formação do quarto tufão do ano, no Mar da China Meridional, às 16h20 de sábado (15).

Publicidade

Nesse momento o tufão Talim tinha 994hPa de pressão atmosférica central e área de tempestade de 330 quilômetros de diâmetro. 

Depois de ter passado pelas Filipinas como ciclone tropical, está avançando em sentido ao sul da China ou Vietnã, devendo causar danos na quarta-feira (19), pois deverá ganhar potência ao ponto de ser classificado como forte. 

Este é o primeiro tufão do mês de julho, cuja média anual é de 3,7. O nome Talim foi atribuído pelas Filipinas, para este quarto do ano.

Em relação ao Japão, as influências do tufão Talim são para a província de Okinawa, com ventos e elevação das ondas no sábado, além do acréscimo de chuva no domingo e segunda-feira, feriado.

Por isso, os turistas que aproveitaram o final de semana prolongado para viajar poderão se deparar com tempo instável nas ilhas e as atividades no mar poderão ser interrompidas. 

Fontes: AMJ, WeatherNews e Yahoo!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor perigoso no feriado e chuva pesada continua

Publicado em 15 de julho de 2023, em Tempo

A região Tohoku está sob chuva pesada, enquanto nas demais regiões faz calor úmido no sábado. Mas, no feriado de segunda-feira, cuidado com o calor perigoso!

Termômetro mostra temperatura de 40ºC (Pixabay)

A frente sazonal, em forma de faixa, está sobre as províncias da região Tohoku, causa da chuva pesada, em nível de alerta, no sábado (15), pois em Akita já ocorreram inundações e deslizamentos.

Publicidade

Tanto em Akita quanto em Aomori há cidades com ordem de evacuação por causa dos riscos de desastres causados pela chuva intensa. Não se pode subestimar esses alertas durante a chuva pesada, pois em Kyushu, até a noite de sexta-feira (14) foram confirmadas 9 mortes, sendo 5 em Fukuoka, 3 em Saga e 1 em Oita.

Fim da estação chuvosa?

Quando o calor é mais elevado do que a temperatura corporal, passando de 35 ou 36 graus Celsius, é preciso redobrar os cuidados contra a hipertermia e a insolação.

No sábado, apesar do tempo nublado com chuvas ocasionais na maioria das províncias, as temperaturas máximas deverão ficar na casa dos 31 a 33 graus Celsius, em Kanto, Tokai e de Kansai a Kyushu. Como o índice de umidade é elevado, a sensação de tempo abafado requer hidratação do corpo.

No domingo (16) é possível que a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anuncie o fim do período chuvoso, de Kanto a Kyushu. Nessas províncias o sol deverá voltar a brilhar forte e os termômetros deverão mostrar temperaturas elevadas. 

Calor perigoso: temperatura pode chegar a 40ºC em Nagoia

A previsão indica que nas cidades de Tokai e Kanto, como em Nagoia e Tóquio, a temperatura máxima sobe no domingo e piora na segunda-feira (17), feriado. Em Nagoia a máxima esperada poderá chegar a 39 ou 40 graus Celsius

A partir de domingo, a maioria das cidades de Kanto a Kyushu deverá registrar calor perigoso para o corpo. Pode ser convidativo para ir à piscina, rio ou praia, mas é preciso tomar muito cuidado para não ser acometido pela insolação

Para desfrutar do fim de semana prolongado de forma saudável, as recomendações são usar o ar-condicionado no carro ou em casa, fazer refeições nutritivas, ingerir bastante água e dormir bem. 

Ótimo feriado!

Previsão para o fim de semana prolongado, cuidado em Tóquio e Nagoia (Yahoo!)

Fontes: NHK e Yahoo!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão