Na quinta-feira (13) a previsão é de que a chuva pesada não dê trégua no lado do Mar do Japão, especialmente na região Hokuriku. Na noite anterior, às 21h39, foi emitido alerta para a zona de precipitação linear sobre Ishikawa, com aumento de risco de desastres como deslizamentos.
Se reside em Fukui e Ishikawa é recomendável ficar atento aos avisos locais e conferir o mapa do local onde mora através da página Kikikuru da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), atualizada com frequência.
Essa faixa linear de chuva se estende de Hokuriku (Fukui e Ishikawa) às províncias de Gifu e Nagano. A previsão é de índice pluviométrico de até 150mm em Hokuriku, 120mm em Tokai e 100mm em Chugoku e Kyushu. É provável que a forte chuva seja acompanhada de trovões.
Calor sem alerta de insolação
Na quarta-feira a cidade de Hachioji, Tóquio, registrou temperatura máxima de 39,1ºC, a mais elevada deste ano. Na região Kanto os termômetros subiram, marcando 38ºC em Nerima-ku, Tóquio; cidade de Saitama, Kumagaya, Fuchu, Tokorozawa e Aomi, sendo que em Mito foi de 37,5ºC.
Na região Tokai também fez calor: 36,3ºC na cidade de Shizuoka, 35,7ºC em Tsu e 34,6ºC em Nagoia.
Na manhã de quinta-feira o governo emitiu alerta de insolação somente para as Ilhas Amami (Kagoshima) e Okinawa.
As demais províncias terão um dia quente, mas não de calor perigoso. Ainda assim, é preciso tomar cuidado com a insolação pois há locais onde a temperatura deverá passar dos 30 graus Celsius.
Fontes: Yahoo!, NHK, AMJ e Kikikuru