Risco de desastres pela chuva e calor sem alerta de insolação

Embora no dia anterior a temperatura mais elevada tenha chegado a 39,1ºC, na quinta-feira só tem alerta de insolação para Amami e Okinawa.

Foto ilustrativa de chuva (PxFuel)

Na quinta-feira (13) a previsão é de que a chuva pesada não dê trégua no lado do Mar do Japão, especialmente na região Hokuriku. Na noite anterior, às 21h39, foi emitido alerta para a zona de precipitação linear sobre Ishikawa, com aumento de risco de desastres como deslizamentos

Publicidade

Se reside em Fukui e Ishikawa é recomendável ficar atento aos avisos locais e conferir o mapa do local onde mora através da página Kikikuru da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), atualizada com frequência.

Reprodução do mapa de risco de deslizamento em Fukui e Ishikawa do Kikikuru

Essa faixa linear de chuva se estende de Hokuriku (Fukui e Ishikawa) às províncias de Gifu e Nagano. A previsão é de índice pluviométrico de até 150mm em Hokuriku, 120mm em Tokai e 100mm em Chugoku e Kyushu. É provável que a forte chuva seja acompanhada de trovões.

Calor sem alerta de insolação

Na quarta-feira a cidade de Hachioji, Tóquio, registrou temperatura máxima de 39,1ºC, a mais elevada deste ano. Na região Kanto os termômetros subiram, marcando 38ºC em Nerima-ku, Tóquio; cidade de Saitama, Kumagaya, Fuchu, Tokorozawa e Aomi, sendo que em Mito foi de 37,5ºC. 

Na região Tokai também fez calor: 36,3ºC na cidade de Shizuoka, 35,7ºC em Tsu e 34,6ºC em Nagoia.

Na manhã de quinta-feira o governo emitiu alerta de insolação somente para as Ilhas Amami (Kagoshima) e Okinawa.

As demais províncias terão um dia quente, mas não de calor perigoso. Ainda assim, é preciso tomar cuidado com a insolação pois há locais onde a temperatura deverá passar dos 30 graus Celsius.

Fontes: Yahoo!, NHK, AMJ e Kikikuru

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

JAL vai comercializar viagens em ‘táxi aéreo’ com tecnologia de drones

Publicado em 13 de julho de 2023, em Sociedade

Segundo o presidente da JAL, o táxi aéreo facilitará para que os turistas viajem mais livremente em áreas rurais, além de expandir as possibilidades para turismo e negócios.

A aeronave fará sua estreia na World Expo em Osaka transportando passageiros (NHK)

A Japan Arilines (JAL) planeja comercializar viagens em aeronave que realiza decolagem e pouso na vertical com tecnologia similar usada em drones. O presidente da companhia espera que o serviço chamado Air Taxi aumente os negócios e interesse em jornadas aéreas.

Publicidade

O presidente da JAL, Yuji Akasaka, diz que “o táxi aéreo facilitará para que os turistas viajem mais livremente em áreas rurais e que ele expandirá as possibilidades para turismo e negócios. Após estrear na World Expo 2025, esperamos vê-lo voando comercialmente em todos os lugares do Japão”.

A aeronave fará sua estreia na World Expo em Osaka transportando passageiros. Akasaka disse que torná-la amplamente disponível oferecerá um meio flexível de transporte que poderia ajudar a revitalizar a indústria do turismo.

O presidente da JAL diz que a demanda por voos com propósitos de turismo está se recuperando estavelmente da queda causa pela pandemia, entretanto, ele acrescenta que a demanda para viagens domésticas de negócios ainda está a 70% do que era antes da covid-19, e apenas a 50% do que era para viagens internacionais a negócios.

Ele acredita que a demanda para voos de negócios vai continuar abaixo do nível pré-pandemia por algum tempo.

Akasaka diz que muitos turistas estrangeiros vêm a Tóquio e usam o trem-bala para visitar Quioto, contudo, são poucos os que usam transporte aéreo para locais como Hokkaido ou Okinawa.

Ele espera que ao encorajar o turismo para diferentes lugares ajudará a compensar a fraca demanda por viagens de negócios.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!