Na terça-feira (4), enquanto continua chovendo em alguns pontos da região Kyushu, onde ocorreram desastres, em outra parte do arquipélago as temperaturas subiram.
Às 10h a cidade de Nagoia (Aichi) teve um registro de 30ºC e no período da tarde a temperatura subiu até 35ºC, o pior calor deste ano.
Mas, não é só na capital de Aichi que a população secava a transpiração enquanto andava nas calçadas, foi em toda a região Tokai.
Em Takayama (Gifu), cidade turística, os termômetros marcaram 33ºC, bem como em Tsu (Mie). Na cidade de Gifu (província homônima), o calor foi intenso, sendo que a máxima chegou a 36ºC.
Na região Kansai não foi diferente, pois é a primeira vez que as temperaturas sobem tanto este ano. A cidade de Quioto (província homônima), sempre mais quente do que as demais ao seu redor, registrou 37ºC. Foram 35ºC em Nara, 34ºC em Osaka e Otsu (Shiga).
Com essas temperaturas elevadas é preciso redobrar os cuidados com a insolação, como hidratar o corpo e buscar um local para se refrescar.
Segundo o Observatório de Meteorologia de Aichi, as condições atmosféricas estão instáveis por causa de uma frente fria. Por isso, alerta sobre a possibilidade das fortes rajadas de vento, raios e granizo.
Fontes: Nagoya TV, CBC TV, ABC TV e NHK