No pico do verão, o mês de agosto tem eventos no céu noturno, imperdíveis.
Neste mês, são duas luas cheias, em 2 e 31, sendo que essa última é chamada de superlua porque poderá ser vista maior, já que fica mais próxima da Terra.
Da 0h de quinta-feira (3) ao amanhecer de sexta (4), e da noite do dia 30 ao amanhecer do dia 31, se pode apreciar a Lua e Saturno alinhados.
Chuva de meteoros
Por dois dias consecutivos, 13 e 14, domingo e segunda-feira, ocorrerá uma das 3 maiores chuvas de meteoros, a “festa” das Perseidas, originários da poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle.
Prevê-se que o melhor horário para observá-los seja da meia-noite do dia 13 ao amanhecer do dia 14.
Como a lua se mostrará fina, o céu terá menos influência do luar, por isso, é ideal para observar os meteoros.
A previsão é de que se poderão ver 20 a 30 “estrelas cadentes” por hora se estiver em um local escuro. Se tiver iluminação urbana, é possível que veja cerca de 10 estrelas por hora.
Espera-se que mais meteoros do que o habitual possam ser observados da noite do dia 11 para a noite do dia 14, mesmo fora do pico. Os meteoros fluem em todas as direções ao redor da constelação onde o ponto radiante está localizado. Portanto, é importante ver o céu inteiro o mais amplo possível.
Onde fica o radiante?
O radiante de uma chuva de meteoros é o ponto em que se supõe que comecem a aparecer. No caso da chuva de meteoros Perseidas, o radiante fica na constelação de Perseus.
Boa sorte para ver as estrelas!
Fontes: Tenki e NAOJ