O governo da província de Okinawa estendeu o alerta à água-viva Chironex yamaguchii chamada como habu kurage (ハブクラゲ) em japonês ou box jellyfish em inglês, até o final do mês de setembro.
Essa água-viva com veneno mortal habita nas praias de toda a província e não são poucas as pessoas que são picadas por essa espécie durante o banho de mar ou o lazer marinho.
Recentemente, em 11 desteduas crianças foram picadas pela água-viva mortal, em uma praia da cidade de Nago. Uma delas, uma menina, perdeu a consciência, mas como havia um turista, médico, na praia, usou o desfibrilador automático externo (DEA) do hotel próximo onde estava hospedado, fez os primeiros socorros e a criança foi salva. Em seguida, foi transportada de Doctor Heli para o hospital. No mesmo dia e na mesma praia, um menino, turista, foi vítima dessa água-viva habu mas se salvou.
Em 2022, das 105 picadas causadas por águas-vivas, 44 (cerca de 42%) foram por essa chamada de habu. Essas picadas causam dores extremamente fortes. Desses 44 casos, 41 ocorreram em julho e agosto. Ocorreram 3 mortes por essas picadas, por isso, todo cuidado é pouco.
Cuidados nas praias de Okinawa
Os turistas podem até ficar assustados quando veem banhistas com roupas de mangas compridas nas praias de Okinawa. Em geral, são os nativos para se protegerem das águas-vivas e outros seres venenosos, como também para não sofrerem danos com os raios solares.
O governo da província pede aos banhistas medidas preventivas:
- Buscar praias que tenham redes de proteção, pois elas evitam que esses seres entrem. Embora, quando a maré sobe, haja possibilidade da invasão, o risco é menor
- Procurar reduzir a exposição da pele usando roupas de mergulho ou específicas para se banhar
- Levar um frasco de vinagre quando for à praia
No caso de levar uma picada, o que fazer:
- Não arranhe ou esfregue a área da pele afetada. Despeje vinagre generosamente sobre o local afetado, retire os tentáculos e resfrie o local com água gelada ou gelo
- Peça para chamar uma ambulância ou peça para alguém levá-lo a um hospital próximo
O mais importante é ter em mente que as praias de Okinawa são lindas, mas há esses seres vivos venenosos, como as águas-vivas.
No arquipélago principal, não é recomendável entrar no mar após o feriado de Obon, mas em Okinawa, a temporada segue até setembro ou outubro, dependendo da praia.
Fontes: Gov. Prov. Okinawa, Okinawa TV e Okinawa Times