Após um tormento de 14 horas, todas as 8 pessoas, incluindo 6 crianças e 2 adultos, que ficaram presas em um teleférico pendente a centenas de metros de altura sobre um vale no norte do Paquistão, foram resgatadas, disse o primeiro-ministro do país, Anwaar ul Haq Kakar em uma declaração.
“Aliviado em saber que louvado seja Deus todas as crianças foram resgatadas de forma segura. Grande equipe militar, de departamentos de resgate, administração distrital, assim como residentes”, disse ele em uma declaração publicada no X, anteriormente chamado de Twitter.
Segundo reportagem da CNN, o resgate começou na manhã de terça-feira (22), hora local, na viagem de 6 crianças e 2 professores para a escola na província de Khyber Pakhtunkhwa, quando um dos cabos de uma gôndola do teleférico se rompeu, deixando todos presos a uma altura de aproximadamente 275 metros, disseram autoridades.
O resgate incluiu helicópteros e o uso de tirolesas. Entretanto, ao anoitecer, autoridades paquistanesas foram forçadas a pausar os resgates das crianças e adultos restantes por helicóptero.
O teleférico estava viajando entre os vilarejos de Btangi e Jhengarie e havia feito várias viagens na terça-feira antes do cabo se romper, disse Tanveer Ur Rehman, comissário adjunto do distrito de Battagram, o qual acrescentou que a forte ventania havia impedido tentativas anteriores de chegar até os que ficaram presos.
Muitas crianças que moram em partes montanhosas remotas da província de Khyber Pakhtunkhwa dependem de teleféricos para transportá-las de casa para a escola e vice-versa. Alguns desses não passam por manutenção regular.
All 8 people trapped in the chair lift at #Battagram were rescued safe.
Courage of the local population has to be appreciated, despite the darkness, the youth risked their lives and rescued 6 people, while thanks to the commandos of the Pakistan Army, they rescued two children. pic.twitter.com/m8ThAL6UvL
— Umer Farooq Orakzai (@UmerFOrakzai) August 22, 2023
Fonte: CNN