Um alpinista japonês morreu em um colega, da mesma nacionalidade, ficou ferido quando um aparente fragmento de rocha os atingiu quando tentavam escalar um do picos mais altos no norte do Paquistão, disseram na terça-feira (15) um representante de montanhismo e o amigo ferido.
Os dois alpinistas faziam parte de uma expedição de escalada organizada por uma operadora local de tours, disse Karrar Haidri, secretário do Clube Alpino do Paquistão.
Ele disse que o propósito da expedição era subir um pico nunca escalado antes no Vale de Andaq, no norte do país. Haidri disse que enquanto subia a montanha na sexta-feira (11), Shinji Tamura escorregou e caiu de uma altitude de 5.380 metros.
Haidri disse ao Associated Press que o colega do homem, Semba Takayasu, ficou ferido quando foi atingido por algo, presumivelmente um pedaço de rocha. Entretanto, ele disse que Takayasu conseguiu chegar de forma segura ao campo de base para buscar ajuda de autoridades locais.
Ele disse que uma equipe de busca foi rapidamente enviada para a área onde o Tamura escorregou, mas membros não conseguiram encontrá-lo até a segunda-feira (14), quando a operação foi cancelada, declarando a morte do alpinista japonês.
“Fomos informados por autoridades locais que o alpinista japonês caiu de uma grande altura nas rochas e havia pilhas de neve e, aparentemente, ficou soterrado. Alguns de seus pertences foram encontrados, mas não há traços de seu corpo”, disse Haidir.
“Não há chance de sobrevivência em tais incidentes, e o japonês ferido, Semba Takayasu, também viu o colega caindo de um local alto e uma equipe de resgate foi até a área”.
Autoridades locais também confirmaram a morte do alpinista japonês.
Todos os anos, centenas de alpinistas locais e estrangeiros visitam o norte do Paquistão, onde ficam algumas das montanhas mais altas do mundo.
Fonte: Mainichi