A companhia Japan Railways (JR) informou, às 19h de domingo (13), que suspenderá a operação do shinkansen entre as estações de Nagoia e Shin-Osaka na terça-feira (15), por causa da aproximação do tufão Lan.
A previsão indica que o sétimo tufão, ainda classificado como forte, poderá estar a 140 quilômetros de Shionomisaki, um cabo no sul da Península de Kii, em Wakayama, às 18h de segunda-feira (14), colocando parte da região Kansai na área de tempestade. Provavelmente, a partir da manhã do dia seguinte deverá causar danos na região, mesmo perdendo um pouco a potência e com diâmetro da área de tempestade reduzido a 100 quilômetros.
Segundo a JR, na segunda-feira não tem previsão de suspensão da operação Nagoia a Osaka, mas como há previsão de chuva forte e fortes ventos, existe a possibilidade de interrupção.
Em relação à quarta-feira (16), não há suspensão planejada, mas dependendo do impacto do tufão existe a possibilidade de interrupção repentina da operação.
A JR informou também que o shinkansen do trecho Tóquio a Nagoia poderá sofrer limitações nos horários, na terça-feira.
O San’yo Shinkansen, da linha entre Shin-Osaka e Okayama, também poderá ser suspenso na terça-feira. Em relação ao trecho Okayama a Hakata, não há previsão de suspensão, mas dependendo da situação do tufão poderá ter linhas reduzidas.
Além disso, a operação das linhas de trem da JR, em Aichi, Gifu e Mie, poderão ter horários reduzidos a partir das 16h de segunda-feira.
Na tarde de domingo foram vistas muitas famílias e pessoas que anteciparam a volta, na estação da JR de Nagoia, temendo que a operação do shinkansen seja suspensa na segunda e terça-feira. Por isso, os trens-bala operaram com os vagões lotados.
Fontes: divulgação, Tokai TV e NHK