Para zelar pela segurança dos funcionários e clientes durante a passagem do tufão Lan, as redes de lojas de conveniência começaram a fechar as portas desde a noite de segunda-feira (14), especialmente na região Kansai e também em Mie.
A rede de lojas de conveniência 7-Eleven anunciou fechar temporariamente 160 lojas de Kansai, como também 7 supermercados sob seu guarda-chuva, o Ito-Yokado das províncias de Osaka e Hyogo na terça-feira (15).
A rede Lawson também fechou as lojas dentro de estações e instalações em linhas de transporte público em Osaka, Hyogo e Quioto, que já anunciaram a suspensão das operações.
Grande parte dos supermercados da região Kansai também decidiram fechar as portas, como as redes Life, Izumiya, Kansai e Hankyu Oasis.
As lojas de departamento da região Kansai, como Daimaru, Matsuzakaya, Hankyu, Hanshin, Takashimaya e Kintetsu também anunciaram que não terão expediente na terça-feira.
Serviço de entregas durante o tufão
A empresa Sagawa Express informou sobre a suspensão do recebimento e das entregas de mercadorias nas províncias de Osaka, Hyogo, Wakayama, Nara, Quioto, Shiga e parte de Mie. Mas as das regiões Shikoku, Chugoku, Tokai e Hokuriku poderão ter atrasos na coleta e na entrega.
A Nittsu também informou que na terça-feira, as coletas e entregas nas províncias de Osaka, Hyogo, Wakayama, Nara, Quioto e Shiga estarão suspensas durante toda a terça-feira.
Em relação à Yamato, as províncias de Kansai e parte de Shikoku poderão ter atrasos nas entregas.
Tufão afeta abastecimento dos postos de gasolina
A Eneos, um grande atacadista de petróleo, sofreu um atraso significativo no transporte de produtos derivados do petróleo, como gasolina, por navio para a província de Shizuoka. Há muitos postos de gasolina que estão fechados por não terem conseguido garantir estoque suficiente. O transporte por navio deve ser retomado por volta de quinta-feira (17).
Fontes: FNN, JNN, NHK e Shizuoka Shimbun