O lançamento recente de dois filmes americanos, coletivamente conhecidos como “Barbenheimer”, está alimentando revolta na mídia social no Japão, o único país a sofrer ataques com armas nucleares.
Um meme combinando Oppenheimer, uma biografia do inventor da bomba atômica, e Barbie, uma comédia sobre a boneca da moda, já estavam sendo tendência no X, antigamente conhecido como Twitter.
Usuários japoneses, que já estavam abraçando a hashtag “#NoBarbenheimer”, foram ainda mais provocados quando uma conta nos EUA para o filme da Barbie entrou na conversa com um post dizendo: “Vai ser um verão para se lembrar”.
Os dias 6 e 8 de agosto marcam 78 anos desde quando as bombas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. O Japão lembra a data com cerimônias solenes e pedidos para eliminar armas nucleares.
Embora o filme Oppenheimer do diretor Christopher Nolan não tenha sido banido no Japão, ainda não foi divulgada uma data de lançamento, embora ele tenha estreado nos EUA em julho.
Posts em japonês descreveram o meme “Barbenheimer” como “terrível” e criticaram imagens combinando nuvens de cogumelo e atores do filme da Barbie.
O tumulto forçou o escritório do Japão da Warner Brothers, o distribuidor da Barbie, a responder.
É “imensamente lamentável” que a conta sediada nos EUA para o filme tenha se engajado com o movimento “Barbenheimer” de uma maneira inapropriada, disse a Warner Bros Japan LLC em uma declaração publicada na conta oficial japonesa do filme Barbie.
A empresa disse que não está conectada com o meme ou ao movimento, e que está buscando “uma resposta apropriada” de sua empresa-mãe nos EUA.
Barbie e Oppenheimer estrearam no mesmo fim de semana nos EUA, levando a um fenômeno em que o público assistiu aos dois filmes em uma única visita aos cinemas.
#Barbenheimer 👈What do you Americans who use this tag to make jokes about the atomic bomb feel when they see this image? What you guys are doing is exactly the same as this. shame on you.#Barbie #NoBarbenheimer pic.twitter.com/ELqTmkNDwm
— Dorothy (@Dorothy35091534) July 31, 2023
É comum que filmes de Hollywood sejam lançados no Japão depois da estreia nos EUA. O da Barbie chegará às telas japonesas em 11 de agosto.
“É muito comum para distribuidores japoneses de filmes atrasarem lançamentos em até 6 meses ou 1 ano e isso é raramente por motivos políticos”.
Fonte: Straits Times