Memes nucleares de ‘Barbenheimer’ causam ira no Japão

Os filmes Barbie e Oppenheimer estrearam no mesmo fim de semana nos EUA.

Cartazes dos filmes Barbie e Oppenheimer (Wikimedia Commons)

O lançamento recente de dois filmes americanos, coletivamente conhecidos como “Barbenheimer”, está alimentando revolta na mídia social no Japão, o único país a sofrer ataques com armas nucleares.

Publicidade

Um meme combinando Oppenheimer, uma biografia do inventor da bomba atômica, e Barbie, uma comédia sobre a boneca da moda, já estavam sendo tendência no X, antigamente conhecido como Twitter.

Usuários japoneses, que já estavam abraçando a hashtag “#NoBarbenheimer”, foram ainda mais provocados quando uma conta nos EUA para o filme da Barbie entrou na conversa com um post dizendo: “Vai ser um verão para se lembrar”.

Os dias 6 e 8 de agosto marcam 78 anos desde quando as bombas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. O Japão lembra a data com cerimônias solenes e pedidos para eliminar armas nucleares.

Embora o filme Oppenheimer do diretor Christopher Nolan não tenha sido banido no Japão, ainda não foi divulgada uma data de lançamento, embora ele tenha estreado nos EUA em julho.

Posts em japonês descreveram o meme “Barbenheimer” como “terrível” e criticaram imagens combinando nuvens de cogumelo e atores do filme da Barbie.

O tumulto forçou o escritório do Japão da Warner Brothers, o distribuidor da Barbie, a responder.

É “imensamente lamentável” que a conta sediada nos EUA para o filme tenha se engajado com o movimento “Barbenheimer” de uma maneira inapropriada, disse a Warner Bros Japan LLC em uma declaração publicada na conta oficial japonesa do filme Barbie.

A empresa disse que não está conectada com o meme ou ao movimento, e que está buscando “uma resposta apropriada” de sua empresa-mãe nos EUA.

Barbie e Oppenheimer estrearam no mesmo fim de semana nos EUA, levando a um fenômeno em que o público assistiu aos dois filmes em uma única visita aos cinemas.

É comum que filmes de Hollywood sejam lançados no Japão depois da estreia nos EUA. O da Barbie chegará às telas japonesas em 11 de agosto.

“É muito comum para distribuidores japoneses de filmes atrasarem lançamentos em até 6 meses ou 1 ano e isso é raramente por motivos políticos”.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Khanun paralisa Okinawa

Publicado em 1 de agosto de 2023, em Tempo

Classificado como extremamente forte, o tufão está se aproximando de Okinawa, com rajadas de vento perigosas.

Vento sopra as palmeiras em Chatan, Okinawa (PM)

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o tufão de número 6 está se desenvolvendo e avançando em sentido a Okinawa, e é classificado como grande e extremamente forte.

Publicidade

Até as 13h30 de terça-feira (1.º), estava com 930hPa e uma área de tempestade de 600 quilômetros de diâmetro, por isso, toda a ilha principal da província está sendo assolada.

Além de se mover lentamente, como fará uma curva em direção a Kyushu, as ilhas da província de Okinawa e Amami estarão sob sua influência por vários dias

São esperadas rajadas de vento de 65 metros por segundo (145km/h) na quarta-feira (2). 

Transporte parado

Por causa da passagem do tufão Khanun a província de Okinawa está praticamente paralisada. O transporte público – ônibus e monorail – estão com as operações suspensas.

As companhias aéreas cancelaram todos os voos na terça-feira também, somando mais de 420 que chegariam ou partiriam de Naha, Amami, Miyako e Ishigaki. Mais de 50 mil passageiros foram afetados com os cancelamentos.

  • 124 voos da ANA  
  • 70 voos da Japan Transocean
  • 54 da Peach   
  • 48 da Skymark  
  • 42 de cada, da JAL e Ryukyu Air Commuter
  • 26 da Solaseed
  • 14 da Jetstar

Cotidiano afetado

Muitos dos hospitais já informaram que as consultas foram canceladas e só estão atendendo os casos de emergência. 

Os supermercados SanA e Ryubo anunciaram o fechamento na manhã de terça-feira. A rede Aeon informou que fechará às 22h mas as entregas da loja online estão suspensas. Os demais como Kanehide e Union continuam abertos, assim como as lojas de conveniência.

As agências dos Correios também suspenderam o expediente.  

O Ocean Expo Park e o Okinawa Churaumi Aquarium na cidade de Motobu, o Parque Memorial de Okinawa e outras instalações turísticas também estão fechados.

Há locais que sofreram queda de energia elétrica, como em Yaese, Nakijin, Motobu e Itoman, e algumas árvores foram derrubadas pelas rajadas de vento.

A maioria das prefeituras vem anunciando desde segunda-feira que disponibiliza locais para abrigar as pessoas, especialmente os idosos, que moram em locais de risco. Já emitiram alertas de níveis 3 e também o 4, que é a ordem de evacuação.

Tufão Khanun, grande e extremamente forte, às 13h40, perto da ilha principal de Okinawa (AMJ)

Fontes: AMJ, Ryukyu Shimpo, NHK, Okinawa Times e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!