Na cidade praiana de Shirahama (Wakayama), 32 pessoas tiveram intoxicação alimentar depois de comerem um bentô vendido pela Hamano (はま乃), entre os dias 19 e 20 de agosto.
Segundo as informações do governo da província de Wakayama, de quarta-feira (30), foram 51 pessoas que comeram o bentô, das quais 32 apresentaram sintomas de dores abdominais, diarreia e febre. A faixa etária das vítimas é de 13 a 86 anos.
Foi detectada a bactéria Salmonella em 7 dessas pessoas, por isso, as autoridades sanitárias da província concluíram que foi do bentô servido por esse estabelecimento.
Um idoso, na faixa dos 80 anos, que estava em tratamento desde 22 de agosto morreu 4 dias depois. As 31 pessoas estão em recuperação, informou o governo.
Em 29 as autoridades sanitárias ordenaram fechar o estabelecimento por 3 dias, mas o prazo foi esticado até 7 de setembro.
Os sintomas da intoxicação alimentar por Salmonella aparecem depois de 1 a 2 dias. Para evitá-la em casa, é preciso que as carnes – aves, bovina e suína – sejam bem cozidas. Além disso, destacam-se a higienização das mãos antes do preparo e também jogar água fervida nas panelas depois de lavadas.
Fontes: MBS e YTV