Com o fluxo de ar quente e úmido, algumas partes do oeste e do norte do Japão devem experimentar um clima extremamente quente, com temperaturas de 35°C ou superior na sexta (18). As autoridades pedem a todos ficarem atentos à insolação, bebendo água mesmo antes de sentir sede e fazendo pausas frequentes.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, nuvens de chuva se desenvolveram no sul de Kyushu e Shikoku devido a um sistema de baixa pressão que se move para o norte sobre o Mar da China Oriental, resultando em chuva intermitente e muito forte.
Enquanto isso, o leste e o norte do Japão estão claros e nublados devido à alta pressão. Espera-se que as temperaturas subam em ampla área do oeste ao norte do Japão.
As temperaturas máximas previstas durante o dia serão de:
- 37°C nas cidades de Kofu (Yamanashi), Maebashi (Gunma) e Kumagaya (Saitama)
- 36°C no centro de Tóquio, e nas cidades de Nagano (província homônima) e Fukushima (província homônima)
- 35°C nas cidades de Hita (Oita), Tottori (província homônima), Yokohama (Kanagawa) e Yamagata (província homônima)
- 34°C nas cidades de Fukuoka (província homônima), Takamatsu (Kagawa), Okayama (província homônima), Osaka (província homônima), Nagoia (Aichi) e Morioka (Iwate)
O Ministério do Meio Ambiente e a Agência Meteorológica do Japão emitiram um alerta de insolação para as províncias de Kumamoto, Nagasaki, Kagawa, Ehime, Tottori, Saitama, Tóquio, Kanagawa, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Nagano, Niigata, Fukushima, Yamagata e Iwate devido ao risco extremamente elevado de insolação.
A temperatura tem permanecido alta dia após dia, e houve vários casos de pessoas que adoeceram ou morreram de insolação.
As autoridades pedem que todos tomem precauções contra a insolação, como usar o ar condicionado para se refrescar em ambientes fechados, beber água regularmente, mesmo que não esteja com sede, e fazer pausas frequentes.
Fonte: NHK