Segundo informações da Guarda Costeira do Japão, um surfista de 41 anos, assalariado, ficou 27 horas à deriva depois de ter sido levado por uma corrente de retorno enquanto praticava seu esporte.
Ele reside em Miyakonojo (Miyazaki) e estava surfando na costa de Higashikushira (Kagoshima), na praia de Kashiwara, quando por volta das 10h de segunda-feira (14), foi arrastado mar adentro.
Como ele não voltou para casa, a família comunicou a polícia, de noite. O seu carro foi encontrado perto dessa praia, então a Guarda Costeira foi acionada, trabalhando em conjunto com a polícia, usando barcos e helicóptero.
Passadas 27 horas a Guarda Costeira foi notificada por um petroleiro, que o resgatou. Estava a 30 quilômetros da praia onde surfava.
A Guarda Costeira o transportou ao hospital, por volta das 15h30 do dia seguinte, terça-feira (15), onde foi aplicado um soro porque estava desidratado, mas sem ferimentos graves. Em seguida, pôde voltar para casa.
O surfista relatou que tem um longo histórico de prática e que tentou voltar à praia, mas para não esgotar sua resistência, esperou por ajuda sobre sua prancha. Finalmente, quando viu o navio, acenou e foi socorrido.
Fonte: Asahi