De 19 a 22 deste mês, o mestre Jin’ichi Kawakami, 74, sucessor do ninjutsu Koga-ryu, chamado de último ninja dos tempos modernos, fez uma demonstração de ninjutsu na Japan House, em São Paulo-SP, junto com sua equipe da cidade de Iga (Mie), com show apresentado pelo Iga Special Ninja Corps Ashura.
O público que esteve presente para ver o espetáculo e o seminário se encantou com essa cultura japonesa.
Isso se deve ao aniversário de 50 anos de irmandade entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie.
O governador da província japonesa, Katsuyuki Ichimi, também tomou um voo até lá, onde se encontrou com o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, em 22 deste mês.
Nesse mesmo dia, Ramuth teve a oportunidade de conhecer os integrantes da arte e a técnica dos ninjas.
Durante a audiência com Ramuth, o governador de Mie explicou que “a província mantém intercâmbios com São Paulo há muito tempo, em diversas áreas. Gostaríamos de concluir um memorando de entendimento e promover mais intercâmbios”. Propôs uma cooperação nas áreas de educação e meio ambiente.
“A parceria é importante para resolver desafios internacionais, como a economia, as alterações climáticas e a sustentabilidade”, destacou o vice-governador de São Paulo.
Além disso, o governador Ichimi visitou o museu que apresenta as conquistas dos imigrantes japoneses no Brasil e a Ponte da Província de Mie, que foi nomeada para comemorar a relação de irmandade. Também participou de um seminário de saquê, quando apresentou um produzido em Mie.
Fontes: Ise Shimbun e Hokkoku