Afogamentos em praia de Shizuoka com temporada encerrada

No último caso de afogamento, a vítima foi socorrida pelos surfistas, já que não tem salva-vidas porque a praia já teve a temporada fechada.

Shirahama Ohama, em Shimoda, onde ocorreram os afogamentos (SBS)

A Guarda Costeira informou que na manhã de terça-feira (5), por volta das 9h, um universitário, de 19 anos, se afogou quando nadava na praia de Shirahama, na cidade de Shimoda (Shizuoka).

Publicidade

Um surfista percebeu algo estranho e o socorreu colocando-o sobre a prancha e o levou até a areia. Um outro surfista tomou medidas de socorro e o universitário retomou a consciência.

Nessa mesma praia um outro universitário foi levado mar adentro e se afogou, no domingo (3), ficando temporariamente inconsciente.

Perigo da corrente de retorno

Segundo a Guarda Costeira, em ambos os casos, foram levados pela corrente de retorno.

É um fenômeno comum nas praias em todo o mundo, de um fluxo de água que se move em direção ao mar a partir da costa, muitas vezes em uma velocidade mais rápida do que a correnteza normal. Essa corrente pode ser perigosa para os banhistas, pois pode arrastá-los para águas mais profundas e turbulentas.

Em geral, há placas nas praias indicando o perigo da corrente de retorno, como tem nessa na qual ocorreram os afogamentos.

Além disso, as praias do arquipélago principal do Japão já encerraram a temporada, portanto, não há mais a presença dos salva-vidas. Por isso, já que há proibição de nadar, recomenda-se fortemente não fazê-lo nessas praias, especialmente onde tem corrente de retorno.

Em Okinawa, onde a temporada continua até o final de outubro se pode nadar pois as praias públicas contam com salva-vidas.

Fonte: SBS 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sistema desenvolvido por universidade no Japão detecta alunos que dormem na classe

Publicado em 6 de setembro de 2023, em Sociedade

A Universidade Osaka Kyoiku colaborou com a Kansai Denki Kogyo no desenvolvimento do sistema que usa imagens termais para mostrar se estudantes saem de seus lugares ou estão dormindo durante as aulas.

O sistema de IA pode ajudar a detectar alunos desatentos (ilustrativa/banco de imagens)

Uma universidade na cidade de Kashiwara (Osaka) desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial (IA) que pode detectar estudantes desatentos enquanto ajuda professores a desenvolverem habilidades em classe mais eficazes.

Publicidade

A Universidade Osaka Kyoiku colaborou com a Kansai Denki Kogyo sediada em Higashi-Osaka no desenvolvimento do sistema que usa imagens termais para mostrar se estudantes saem de seus lugares ou estão dormindo durante as aulas.

A Kansai Denki Kogyo fabrica equipamento de geração fotovoltaica e tem expertise em termografia e tecnologia de reconhecimento de imagem usando IA.

“O sistema é destinado a ‘visualizar’ o que os jovens estão fazendo e não monitorá-los, e ajudar professores a melhorar suas habilidades de ensino”, disse Kazuki Niwayama, professor associado na universidade.

Ao comparar o comportamento dos jovens com dados sobre como eles estão sendo ensinados, o sistema pode, por exemplo, encorajar professores a elogiar estudantes com mais frequência, oferecer explicações mais simples e elaborar outras maneiras de aprofundar a compreensão, disse a equipe do projeto.

Como o sistema é baseado em temperaturas corporais, ele pode ser usado em qualquer cenário e condições fracas de luz.

Dados de imagens termais de um sistema de IA mostram a 1ª e a 3ª pessoas, a partir da esquerda, sentadas, a 2ª e a 4ª de pé e a 5ª dormindo (Osaka Kyoiku University via Asahi)

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão