A fabricante de equipamentos pesados Kato está usando as suas instalações na cidade de Ota (Gunma), no centro de formação, para oferecer treinamento a 6 alunos, de ambos os sexos, brasileiros e bolivianos.
Os 6 trabalhadores sul-americanos começaram a aprender a operar a escavadeira grande, indispensável nos canteiros de obra.
À medida que aumenta cada vez mais o número de estrangeiros que estão trabalhando na construção civil, esse curso de operação irá ajudar as duas frentes: as empresas que necessitam de mão de obra e os trabalhadores para que posam obter a licença e aumentar o leque de trabalho, com segurança.
Até 31 de agosto o número de alunos, trabalhadores, que buscaram esse treinamento subiu para 140, ultrapassando o total de todo o ano 2022.
“As instruções são fáceis de entender, por isso estou aprendendo a operar bem o equipamento. Meu local de trabalho está muito ocupado no momento, por isso quero poder usar a máquina o mais rápido possível”, disse um boliviano.
Wataru Nakamura, do centro de treinamento, disse que quer ampliar a frequência dos treinamentos e pretende oferecer inscrições em vários idiomas na página web para facilitar aos estrangeiros interessados.
Fonte: NHK