A Coreia do Norte diz que lançou um recém-construído “submarino nuclear tático de ataque” que conduzirá operações no Mar do Japão.
O jornal do dominante Partido dos Trabalhadores, o Rodong Sinmun, disse nesta sexta-feira (8) que a cerimônia de lançamento do submarino foi realizada na quarta-feira (6). Foi divulgado que o líder norte-coreano Kim Jong-un estava presente no evento.
Kim teria dito em um discurso que o submarino é capaz de transportar uma grande quantidade de armas nucleares e lançar ataques preventivos e retaliatórios. Ele também citou que “executará sua missão de combate como um meio ofensivo submarino essencial de força naval” da Coreia do Norte.
O líder norte-coreano manifestou sua intenção de acelerar o desenvolvimento do primeiro submarino nuclear do país. Em 2021, o país prometeu em seu programa de defesa nacional de 5 anos que desenvolveria tal tipo de embarcação.
O jornal disse que no dia seguinte Kim inspecionou o submarino antes de seu teste. O veículo de mídia afirmou, citando Kim, que munir a marinha com armas nucleares é uma tarefa urgente que não deveria ser mais adiada.
Em julho de 2019, Kim inspecionou um submarino que estava sendo construído. Pyongyang disse que a embarcação finalmente conduziria operações no Mar do Japão.
Forças sul-coreanas disseram que ele pode transportar 3 mísseis balísticos lançados de submarino, ou SLMBs.
O submarino lançado na quarta-feira poderia ser aquele que Kim inspecionou em 2019.
Aparentemente, a Coreia do Norte está tentando aumentar sua moral antes do 75º aniversário da fundação da nação no sábado (9).
O Norte pode estar tentando mostrar que está disposto a equipar suas forças navais com armas nucleares táticas para conter os EUA e outros países.
Fonte: NHK