Domo de lava teve desmoronamento parcial

Ocorreu um desmoronamento de parte do domo de lava, local turístico.

Faixa em cor marrom avermelhado foi onde ocorreu o desmoronamento (16h25 de terça-feira, Hokkaido Shimbun)

Por volta das 16h de terça-feira (26), a dona de uma loja de souvenirs ligou para a prefeitura da cidade de Sobetsu (Hokkaido), informando que parte do domo de lava estava desmoronando. Depois, outros residentes comunicaram o mesmo.

Publicidade

O fenômeno assustou os moradores por causa do estrondo, mas ao parecer, a atividade parou logo e ninguém foi ferido. A área onde se formou o que se parece uma montanha é um dos pontos turísticos da cidade.

O domo de lava Showa Shinzan, com 398 metros de altura, surgiu em 1944, quando ocorreu uma atividade vulcânica em um local que era uma propriedade de cultivo de trigo. Ainda hoje é possível ver a fumaça vulcânica e sentir essa forte energia da terra.

O porta-voz do observatório meteorológico afirmou que não havia sinais confirmados de erupção, por isso “não é considerado um fenômeno vulcânico”. Disse que esse domo de lava tem lacunas entre as rochas por não ter sido bem compactado, o que pode ter sido a causa do desmoronamento.

Outro fator que pode ter provocado o desmoronamento pode ser a absorção da umidade, o que costuma ocorrer na primavera, com o degelo.

Fontes: Mainichi, UHB, Pref. e Hokkaido Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Residentes de Tsu e Osaka podem ganhar 3 mil ienes para gastar no comércio

Publicado em 27 de setembro de 2023, em Tome Nota

Se é um casal esse valor dobra, portanto são 6 mil ienes para gastar em compras ou restaurantes. Vale a pena mas precisa ser ágil, pois a quantidade é limitada.

Foto ilustrativa de 3 mil ienes (PM)

A prefeitura de Tsu (Mie) já enviou para todos os residentes cadastrados um cartão postal (hagaki) informando sobre o programa de incentivo ao consumo chamado くらし応援 プレミアム付商品券 2023, o que dá direito a cupons premium no valor de 3 mil ienes, para gastar nas 1,5 mil instalações comerciais designadas, incluindo os restaurantes. 

Publicidade

Esse programa foi colocado em prática por muitas prefeituras para estimular o consumo diante dos constantes aumentos de preços, oferecendo 3 mil ienes por residente. Como é individual, se for um casal, ganhará 6 mil ienes. Se tem um filho, a soma é de 9 mil ienes, bem significativa.

Hagaki enviado pela prefeitura para um residente em Tsu (PM)

Mas, esse hagaki é apenas um guia de apresentação. Precisa ser apresentado para a compra do kit de tickets no valor de 10 mil ienes, o qual dá direito a gastar 13 mil ienes. Esse kit está sendo vendido em 55 agências dos Correios, durante a semana, e também no Matsubishi, Aeon Mall Tsunan e em outros estabelecimentos no fim de semana, no período de 2 de outubro a 28 de dezembro. É preciso levar um documento de identificação para apresentá-lo junto com o hagaki, pois é intransferível.

O período para usar esses bilhetes com cupons premium é de 2 de outubro a 31 de janeiro de 2024.

Vale lembrar que as prefeituras emitem uma quantidade limitada, de acordo com a verba destinada para esse apoio ao consumo. Por isso, os primeiros a irem comprar os bilhetes é que são beneficiados. Em muitas cidades que tiveram esse programa implementado, as vendas esgotaram nos primeiros dias.

A prefeitura da cidade de Osaka também já despachou os cartões postais para seus residentes. As vendas começam em 3 de outubro e o período para usar os cupons é entre 11 de dezembro e 31 de maio de 2024.

Fontes: Pref. Tsu, Ise Shimbun e Pref. Osaka

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão