Um universitário mexicano, 18 anos, pediu ajuda pouco depois das 4h30 de segunda-feira (4), dizendo que não estavam feridos mas ele e seu amigo se perderam na descida do Monte Fuji.
As buscas foram iniciadas imediatamente e nesse período, o mexicano informou que conseguiu chegar à 5.ª estação por conta própria.
Passadas 29 horas, a equipe de resgate da polícia de Yamanashi encontrou o amigo dele, um americano.
Foi pouco antes das 10h de terça-feira (5) e ele tinha apenas uns arranhões nos joelhos e cotovelos, mas foi encaminhado de ambulância para o hospital como medida preventiva.
Despreparo das pessoas que querem fazer bate e volta na escalada
Ele estava vestido com camiseta de mangas curtas e calça comprida, calçava tênis comum, e quis escalar o Monte Fuji sem lanterna e suprimentos. A temperatura nos locais mais elevados chega a cair para 5ºC.
A polícia alerta às pessoas que queiram escalar o Monte Fuji sobre a necessidade de roupas especiais para o calor e para o frio nas alturas, calçados para montanhismo, além dos itens de necessidade como lanterna, alimentos e água.
Com o aumento de escaladores bate e volta, completamente despreparados, a polícia adverte que é necessário se informar sobre os preparativos para preservar a vida.
Fonte: FNN