Hotéis no Japão enfrentam grave falta de mão de obra causada pela pandemia

A porcentagem de hotéis e pousadas que reportou escassez de funcionários está se aproximando de 80%, mais do que antes da pandemia, de acordo com a Teikoku Data Bank.

A falta de funcionários de limpeza até forçou alguns hotéis a recusarem clientes (ilustrativa/banco de imagens)

“Não temos camareiras suficientes para limpar os quartos”, diz um gerente de hotel.

Publicidade

“Então, tivemos que passar o horário de check-in para depois das 15h”.

Esse hotel em particular terceiriza suas tarefas de limpeza de quartos a uma empresa de serviços na área. No passado, ela empregava seus próprios funcionários de limpeza, e usava fontes de fora apenas para compensar carências. Agora, ela está sentindo o aperto de ambas as direções.

A culpa é da pandemia de Covid-19, divulgou o Toyo Keizai em 26 de agosto. Não porque funcionários de limpeza ficaram doentes, mas pelo fato de que em certo ponto durante a queda na demanda por viagens, havia menos necessidade de seus serviços, e muitos mudaram para outros empregos.

A falta de funcionários de limpeza até forçou alguns hotéis a recusarem clientes, incorrendo em perdas de oportunidades. Isso aconteceu apesar de um aumento no valor pago por hora, de acordo com uma fonte, de ¥1,1 mil para ¥1.250.

Então, a partir de agosto, as restrições de viagens sobre grupos da China foram suspensas, o que somou mais trabalho para as camareiras.

“Comparados com outros hóspedes, os chineses tendem a largar mais lixo em seus quartos, o que exige mais tempo de limpeza”, disse uma fonte da indústria hoteleira. “

Uma maneira que a escassez de trabalhadores está sendo compensada é ao treinar estrangeiros. No fim de junho, um fundo afiliado ao Mystays Hotel Business Management abriu a Narita Hospitality Academy, na província de Chiba.

Treinamos estrangeiros que querem trabalhar no Japão e os despachamos para companhias no interior do país”, disse Shunsuke Yamamoto, diretor de gestão do Forest Investment Group Japan.

E mais, a escassez de mão de obra não afeta apenas os funcionários de limpeza, mas é uma preocupação por toda a indústria da hospitalidade.

De acordo com a Teikoku Data Bank, a porcentagem de hotéis e pousadas que reportou escassez de funcionários está se aproximando de 80%, mais do que antes da pandemia.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão promove comida e saquê de Fukushima na União Europeia

Publicado em 6 de setembro de 2023, em Notícias do Mundo

No início de agosto, a UE suspendeu todas as restrições de importações de produtos alimentícios de Fukushima e de 9 províncias vizinhas impostas após o acidente nuclear em 2011.

O evento promocional foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, lar da sede da UE (NHK)

O Japão está promovendo comida e saquê de Fukushima na União Europeia, após o bloco ter suspendido as restrições de importação da província no mês passado.

Publicidade

A Missão do Japão para a UE convidou representantes do bloco e embaixadores para um evento promocional na terça-feira (5). Ele foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, lar da sede da UE.

Em exibição estavam doces japoneses tradicionais feitos com caquis secos Anpogaki de Fukushima. Suco de pêssego, peixe bonito processado e saquê também foram apresentados.

No início de agosto, a UE suspendeu todas as restrições de importações de produtos alimentícios de Fukushima e de 9 províncias vizinhas. Elas foram impostas após o acidente na planta nuclear de Fukushima Daiichi em 2011.

O embaixador do Japão na UE, Yusushi Masaki, disse aos participantes que o Japão está garantindo segurança alimentar através de um sistema de vigilância rigoroso que é baseado em evidência científica.

Ele disse que está satisfeito com o fato das pessoas na UE terem agora mais oportunidades de saborear comidas e bebidas de Fukushima e de províncias vizinhas.

O governador de Fukushima, Masao Uchibori, manifestou gratidão em uma mensagem em vídeo, dizendo que a suspensão da UE de regulamentos aumentará esforços para dissipar rumores infundados sobre a província.

Visitantes que experimentaram as iguarias disseram que gostaram da comida e desejavam visitar o Japão. Um deles elogiou a fragrância e sabor do saquê, acrescentando que a bebida é boa tanto fria como quente.

O embaixador Masaki disse que Bruxelas é lar para representantes de 27 dos países da UE e um lugar perfeito para o evento. Ele espera que as exportações de produtos alimentícios japoneses para o bloco cresçam.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão