Danos na pele após tratamento de beleza (ilustrativa/banco de imagens)
Clientes estão se queixando de queimaduras na pele, dormência na face e outros danos após receberem tratamento com ultrassom focado de alta intensidade (HIFU) promovidos por clínicas de beleza no Japão para melhorar a flacidez.
Publicidade
Em resposta, a Recruit Co. sediada em Tóquio, operadora do site de reservas de tratamentos de beleza “Hot Pepper Beauty”, anunciou que modificaria seu sistema e suspenderia reservas para tratamentos HIFU em meados de janeiro de 2024.
Clínicas de beleza e outros estabelecimentos que oferecem tratamento HIFU dizem que podem reduzir a flacidez da pele ao focar ondas ultrassônicas em partes do rosto ou corpo a fim de atuar sobre o tecido sem queimar a superfície da pele.
A imagem fornecida por uma mulher mostra as feridas em sua perna no dia após um tratamento com HIFU (Mainichi)
Equipamento de HIFU foi originalmente desenvolvido para tratar câncer de próstata e outros males.
Entretanto, a tecnologia também tem sido aplicada nos cuidados com a beleza, e um aumento no número de pessoas que buscam usá-lo para emagrecer seus rostos ou corpos acelerou sua popularidade.
Em julho de 2022, uma mulher de 28 anos de Tóquio passou por um tratamento HIFU em uma clínica de beleza, mas ela ficou com queimaduras graves em sua perna esquerda e danos nos nervos. Mais de 1 anos depois, ela ainda tem cicatrizes dolorosas.
“Era para ser um tratamento para ficar mais magra, e nunca imaginei que me machucaria”, disse ela.
Além das queimaduras, houve também um caso de uma cliente sofrer paralisia facial e uma outra em que o tratamento levou a uma catarata aguda.
Em março deste ano, a Comissão de Investigação de Segurança do Consumidor concluiu que, em princípio, administrar tratamentos HIFU deveriam ser limitados a médicos.
Em agosto, a Recruit pediu a todas as clínicas de beleza listadas no Hot Pepper Beauty que evitassem exibir propagandas de HIFU. Além disso, a companhia disse que renovaria seu sistema para que as pessoas não pudessem fazer reservas para esse tratamento.
Ela espera que o sistema modificado esteja disponível para uso em meados de janeiro de 2024.
Fonte: Mainichi