O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, decidiu remodelar seu ministério e também o pessoal executivo do Partido Liberal Democrata (PLD), definido na quarta-feira (13).
“Espero que o partido e o governo trabalhem juntos para superar esta situação difícil e preparar o caminho para o futuro”, disse Kishida de manhã.
A nova diretoria executiva do PLD tem nomes tradicionais como Taro Aso, Toshimitsu Motegi, Koichi Haiguda, Yuko Obuchi e outros.
No período da tarde, o primeiro-ministro fará o anúncio oficial da nova composição do seu ministério. Pela primeira vez na história do Japão, 5 são mulheres, o maior número até então.
Na remodelação do gabinete, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, e o ministro das Finanças, Shun’ichi Suzuki, foram mantidos para para assegurar a estrutura do governo, enquanto Yoko Kamikawa, ex-ministra da Justiça, foi nomeada para a pasta das Relações Exteriores. Também informou que Tetsuo Saito, do Komeito, partido aliado, será mantido no ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT).
Continuarão ocupando o ministério da Economia, Comércio e Indústria, Yasutoshi Nishimura, o da Transformação Digital, Taro Kono, e o da Segurança Econômica, Sanae Takaichi.
Os novos nomeados são Junji Suzuki como Ministro de Assuntos Internos e Comunicações; Minoru Kihara como Ministro da Defesa; e Masahito Moriyama como Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia. Também entram Ryuji Koizumi como Ministro da Justiça; Ichiro Miyashita, para o ministério da Agricultura, Florestas e Pescas; e Ayuko Kato na pasta de Políticas Infantis.
Oficialmente, todos os ministros do novo gabinete serão certificados após a cerimônia no Palácio Imperial, na noite de quarta-feira.
Fontes: NHK e FNN