Urso-pardo caminha sobre as rochas ao lado de rio em Shiretoko, província de Hokkaido (ilustrativa/Wikimedia Commons-Captain76)
Pelo menos 8 filhotes de ursos-pardos que nasceram neste ano morreram no norte do Japão devido à escassez de salmão, em um sinal do agravamento da crise climática.
Publicidade
Autoridades estão alarmadas após ursos-pardos em Shiretoko (Hokkaido), um local de Patrimônio Natural Mundial, terem sido vistos famintos e procurando comida entre as rochas pois não encontram salmão nas fozes dos rios, de acordo com a mídia japonesa.
Imagens capturadas de um barco turístico, publicadas pelo jornal Asahi na semana passada, mostraram ursos magros e famintos nadando no rio em busca de salmão ou virando rochas em uma praia para encontrar comida.
Situação grave
“Cerca de 70 a 80 por cento dos filhotes que nasceram neste ano morreram”, disse Katusya Noda, que opera o cruzeiro, ao jornal. “É realmente uma situação grave”.
A região, lar para estimados 500 ursos-pardos, tem desovas de salmão-rosado nos rios de Hokkaido.
Tipicamente, o peixe passa o inverno no mar antes de retornar aos rios de Shiretoko entre agosto e outubro para desovar.
Tradicionalmente, os ursos-pardos aguardam esses salmões quando eles seguem seu caminho contra a corrente, mas nos últimos anos, houve uma escassez do peixe de rio, com as condições piorando significantemente em 2023, forçando os mamíferos a se aventurar no mar ou morrer de fome.
Altas temperaturas ligadas à população reduzida de salmão
As temperaturas da superfície do mar foram ligadas à população reduzida de salmão. As temperaturas ao largo da costa de Hokkaido se mantiveram acima dos 20ºC de meados de julho ao início de agosto de 2021, surpreendentes 5ºC a mais do que a média para o período.
Temperaturas da água acima de 17ºC estressam o salmão, e acima de 21ºC podem ser letais, de acordo com um relatório sobre salmões do governo dos EUA.
Além do salmão-rosado, ursos-pardos também dependem de um tipo de noz para se alimentar, mas também estão sendo difíceis de encontrar neste ano.
A escassez de comida aumentou o conflito entre animais e humanos, com ursos se aventurando em assentamentos urbanos. Mais de 1.056 ursos-pardos foram capturados e mortos em Hokkaido em poucos meses, de janeiro a abril de 2022.
Fonte: The Independent