Por volta das 15h30 de quinta-feira (28), os bombeiros receberam um chamado de um funcionário do safari park pedindo socorro para um tratador que estava ferido dentro do recinto dos leões.
Segundo a polícia, o tratador foi encontrado com ferimentos no pescoço e em outras partes, aparentemente causados por mordidas. Tinha hemorragia e foi transportado inconsciente para o hospital, mas cerca de uma hora e meia depois foi informada do óbito.
Ele era funcionário do Tohoku Safari Park, na cidade de Nihonmatsu (Fukushima), identificado como japonês 加藤健一, 53 anos.
Pela investigação da polícia, no horário em que foi encontrado era o momento de dar ração aos leões. Segundo uma pessoa do parque, era um tratador experiente, com mais de 20 anos de experiência e além dos leões, cuidava também dos tigres e ursos.
Além disso, quando realizava a limpeza e oferecia ração nas instalações internas, ele colocava os leões no espaço de exposição ao ar livre, trancava a porta e contava também com a vigilância próxima.
Tanto os funcionários quanto a polícia estão vendo essa ocorrência como ataque de um dos leões. O costume era trancar a porta, mas essa estava aberta e supõe-se que um dos leões o tenha atacado e arrastado para dentro da jaula, depois de ter oferecido a ração.
A polícia e a gestão do parque estão investigando se houve algum problema com o gerenciamento da segurança.
Fontes: JNN, NHK e Yomiuri