Suzuki escolheu a Índia como seu primeiro centro de produção de veículos elétricos (banco de imagens)
A Suzuki Motor vai posicionar suas operações na Índia como um centro de exportação de veículos elétricos (VEs) enquanto visa acelerar o desenvolvimento de carros do tipo globalmente, soube o site Asia Nikkei.
Publicidade
A montadora japonesa vai exportar VEs fabricados na Índia para o Japão em 2025. Ela também planeja vender para a Europa e outros lugares onde a demanda por veículos elétricos é forte.
A Suzuki escolheu a Índia como seu primeiro centro de produção de VEs devido ao grande potencial do mercado doméstico e baixos custos de fabricação.
Sua subsidiária Maruti Suzuki é a maior montadora na Índia com cerca de 40% de participação no mercado de carros de passageiros.
Geralmente, montadoras japonesas desenvolvem suas tecnologias domesticamente, onde recursos para áreas como pesquisa e desenvolvimento e contratação de pessoal são abundantes. Elas então transferem linhas de produção para o exterior.
A Toyota e a Nissan, por exemplo, começaram suas produções de VEs no Japão. Como tal, a ação da Suzuki de iniciar produção na Índia é incomum entre montadoras japonesas.
Fonte: Asia Nikkei